Wanderlino:reconhecimento da trajetória
de militância pelos direitos das crianças
==========================================
O brasileiro Wanderlino Nogueira Neto foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas). O resultado da votação foi anunciado na tarde desta terça-feira (18/12), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê, que tem como função acompanhar a implementação das normas da Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por 193 países, entre eles o Brasil. Atualmente, o comitê é composto por dezoito membros.
Em conversa com a Agência Brasil, Wanderlino, que é procurador de Justiça aposentado, disse que estava bastante contente e que recebeu a notícia de sua eleição da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele também descreveu a função que terá no comitê. “Cada país deve apresentar, a cada dois anos, um relatório, dizendo o que vem fazendo para implementar a Convenção sobre os Direitos da Criança. O comitê aprecia estes relatórios e faz orientações e recomendações a cada estado-membro”.
O recém-eleito membro do Comitê dos Direitos da Criança disse que o Brasil ainda não remeteu o relatório para o órgão. “A ministra Maria do Rosário disse que fará isto até o final do ano,” observou.
Wanderlino também destacou que o comitê atua como uma espécie de júri. “Recebemos denúncias sobre as violações de direitos e apreciamos. Ao final, apresentamos nossas recomendações para que estas violações sejam resolvidas”.
NOTA DO BAHIA EM PAUTA: Wanderlino Nogueira Neto , formado pela Faculdade de Direito da UFBA, é jurista de larga trajetória de militância na defesa dos direitos da criança. Baiano de Salvador, foi colega e de Caetano Veloso no Colégio Severino Vieira, no curso clássico. Os dois ficaram amigos e intelectualmente ligados desde então, sendo Wanderlino citado inúmeras vezes pelo artista santamarense em entrevistas e escritos.
(Com informações da Agência Brasil)
Fiquei muito feliz pela vitória do nosso Brasil na ONU, representado pelo meu amigo de asè (axé, força que emergi da natureza) Wanderlino Nogueira. Meu querido amigo e irmão Wanderlino, que nossos Orixás nos cubram com bençãos divinas. Estou muito feliz pelo o senhor ter sido o mais votado e ter sido um dos 18 membros da Comissão, Meus parabéns o Terreiro Caxuté te parabeniza com muito amor e reconhecimento.
Como Rotariano e ativista dentro do Movimento Focolares, fico satisfeito com sua vitória ,é mais um brasileiro representando a fibra e valores de um Brasil gigante.Em nome de todos os rotarianos do meu club parabenizo o ilustre companheiro, e o indicaremos para escrever em nossa revista , the rotaryan. ou Brasil Rotario.