dez
19
Postado em 19-12-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 19-12-2012 17:22


Wanderlino:reconhecimento da trajetória
de militância pelos direitos das crianças

==========================================

O brasileiro Wanderlino Nogueira Neto foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas). O resultado da votação foi anunciado na tarde desta terça-feira (18/12), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê, que tem como função acompanhar a implementação das normas da Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por 193 países, entre eles o Brasil. Atualmente, o comitê é composto por dezoito membros.

Em conversa com a Agência Brasil, Wanderlino, que é procurador de Justiça aposentado, disse que estava bastante contente e que recebeu a notícia de sua eleição da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele também descreveu a função que terá no comitê. “Cada país deve apresentar, a cada dois anos, um relatório, dizendo o que vem fazendo para implementar a Convenção sobre os Direitos da Criança. O comitê aprecia estes relatórios e faz orientações e recomendações a cada estado-membro”.

O recém-eleito membro do Comitê dos Direitos da Criança disse que o Brasil ainda não remeteu o relatório para o órgão. “A ministra Maria do Rosário disse que fará isto até o final do ano,” observou.

Wanderlino também destacou que o comitê atua como uma espécie de júri. “Recebemos denúncias sobre as violações de direitos e apreciamos. Ao final, apresentamos nossas recomendações para que estas violações sejam resolvidas”.

NOTA DO BAHIA EM PAUTA: Wanderlino Nogueira Neto , formado pela Faculdade de Direito da UFBA, é jurista de larga trajetória de militância na defesa dos direitos da criança. Baiano de Salvador, foi colega e de Caetano Veloso no Colégio Severino Vieira, no curso clássico. Os dois ficaram amigos e intelectualmente ligados desde então, sendo Wanderlino citado inúmeras vezes pelo artista santamarense em entrevistas e escritos.

(Com informações da Agência Brasil)

Be Sociable, Share!

Comentários

Heráclito dos Santos Barbosa on 23 dezembro, 2012 at 14:51 #

Fiquei muito feliz pela vitória do nosso Brasil na ONU, representado pelo meu amigo de asè (axé, força que emergi da natureza) Wanderlino Nogueira. Meu querido amigo e irmão Wanderlino, que nossos Orixás nos cubram com bençãos divinas. Estou muito feliz pelo o senhor ter sido o mais votado e ter sido um dos 18 membros da Comissão, Meus parabéns o Terreiro Caxuté te parabeniza com muito amor e reconhecimento.


JOSÉ CARLOS CHAGAS on 3 Abril, 2013 at 12:45 #

Como Rotariano e ativista dentro do Movimento Focolares, fico satisfeito com sua vitória ,é mais um brasileiro representando a fibra e valores de um Brasil gigante.Em nome de todos os rotarianos do meu club parabenizo o ilustre companheiro, e o indicaremos para escrever em nossa revista , the rotaryan. ou Brasil Rotario.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2012
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31