http://www.youtube.com/watch?v=ugIbmTKrcHc&feature=share&list=AL94UKMTqg-9CPjKgW3JloeIgXbY3Uiy0E
============================================
Aos 92 anos de idade, sem conseguir se recuperar de uma operação cardíaca, o músico indiano Ravi Shankar faleceu ontem(11) à noite, no hospital de San Diego, no sul da California.
Para além da sua música, Ravi Shankar era também célebre por ser pai da cantora de jazz Norah Jones e, como explica o jornalista português Ricardo Oliveira Duarte, por algumas das suas amizades famosas.
Nascido na cidade santa de Varanasi, na India, Ravi Shankar é para muitos, o homem que colocou a cítara no mapa mundo da música.
O ex-Beatle George Harrison chamou-lhe o “padrinho da World Music”, enquanto o violinista Yehudi Menuhin o apelidava de “Mozart da cítara”.
Com origem numa família de artistas, Ravi Shankar começou pela dança, tendo ido estudar para França aos 10 anos, na companhia de Uday.
Regressou depois à India, onde aprendeu a tocar cítara e aos 19 anos, dava o primeiro concerto. Em 1946, escreveu a banda sonora de dois aclamados filmes indianos: Children of the Earth e The City Bellow. Compôs ainda músicas para ballet e companhias de teatro. Nos anos 60, foi estudar Jazz e acabou a ensinar música indiana a John Coltrane e Don Ellis. Foi ganhados de vários prêmios, entre eles 4 Grammys.
(Com informações do portal europeu TSF )