================================================

DEU NO JORNA “PÚBLICO” (PORTUGAL)

Numa mensagem à nação, Chávez disse que houve um recrudescimento do cancer contra o qual tem lutado desde 2011 e que “é absolutamente imprescindível” uma nova cirurgia – a quarta num ano e meio. O Presidente segue este domingo para Cuba, para ser operado.

Hugo Chávez nomeou desde já o seu possível sucessor – o vice-presidente Nicolas Maduro – caso fique inabilitado de continuar à frente da Presidência. “A minha opinião firme, absoluta, total, irrevogável é a de que, neste cenário, vocês devem eleger Nicolas Maduro como novo Presidente da Venezuela”, afirmou.

Chávez foi reeleito em Outubro para um quarto mandato, de seis anos. A posse está marcada para 10 de Janeiro. Mas se nos quatro primeiros anos ficar impedido de governar, terá de haver novas eleições – segundo a Constituição venezuelana. Até à posse, o vice-presidente concluirá o atual mandato, caso Chávez não o possa fazer.

O Presidente regressou de Cuba, onde foi submetido a exames e tratamentos na semana passada, para solicitar autorização à Assembleia Nacional para voltar ao país de Fidel Castro, para a nova cirurgia. A autorização é necessária para que o chefe de Estado se ausente por mais de cinco dias.

O cancer de Chávez foi diagnosticado em meados de 2011, na zona pélvica. Mas até hoje os detalhes sobre o tipo de cancer ou sobre real condição da saúde do Presidente venezuelano não são publicamente conhecidos.


Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2012
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31