DEU NO PORTAL EUROPEU TSF
Uma investigação feita por dois cientistas espanhóis concluiu que o nariz pode não crescer quando mentimos mas muda de temperatura, ficando mais quente, quando não dizemos a verdade.
O estudo, que não teve a participação de polÃticos, contou com a participação de cem pessoas e envolveu o uso de aparelhos termografia e ressonância magnética para registrar as temperaturas do nariz e as reações do cérebro.
Em declarações à TSF, uma das investigadoras que lideraram este estudo, que durou quatro anos, confirmou que a «temperatura do nariz varia e se a pessoa gosta de verdade em princÃpio a temperatura desce».
«Há uma zona do cérebro chamada Ãnsula e que se ativa quando uma pessoa religiosa está nesse momento a sentir a sua religião, por exemplo, quando se pede que reze uma oração, peça algo a Deus ou fale com Deus. Isso relaciona-se com uma descida da temperatura na ponta do nariz», adiantou Elvira Salazar Lopez.
Ouvida pela TSF, esta investigadora explicou que esta «descida de temperatura diz-nos que a pessoas está a sentir realmente o que nos está a ser comunicado, mas se for mentira não registramos a descida da temperatura».