nov
21
Postado em 21-11-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 21-11-2012 13:30


Rua de San Francisco: menos liberal
para nudistas
=======================================

O governo de San Francisco (Estados Unidos) aprovou a proibição do nudismo nos espaços públicos. Três excepções: crianças menores de cinco anos, os seios femininos e as paradas gay.

A nova lei foi votada na terça-feira e o resultado expressa o desentendimento sobre a matéria: seis votos a favor, cinco contra. O objetivo, de acordo com os proponentes, foi pôr fim ao costume de alguns habitantes da cidade de passearem nus na célebre rua Castro, um dos emblemas do movimento de libertação gay nos EUA.

Numa tentativa de evitar contestações, o governo municipal inscreveu na lei cláusulas de excepção. O nudismo será permitido nas paradas gay, o topless feminino também é permitido e as crianças menores de cinco anos podem andar nuas na cidade.

No ano passado, o governo municipal já havia proibido o nudismo em restaurantes e obrigado os naturistas a colocarem uma toalha ou um pano entre o corpo e os lugares onde se sentassem. No estado da Califórnia, o nudismo em espaços públicos é permitido desde que não seja motivada por “atos lascivos” (ou seja, é proibido fazer amor na rua) e desde que a nudez não “ofenda” terceiros.

San Francisco, que sempre foi considerada uma cidade liberal mesmo dentro dos padrões californianos, retrocede agora neste ponto. “O nudismo na Castro tornou-se extremo”, disse o supervisor municipal que propôs a lei, Scott Wiener, antes da votação. De acordo com o jornal The New York Times a multa para quem violar a lei equivale a 78 euros; os reincidentes pagam o dobro e a partir daí a multa sobe para mais de 350 euros ou para pena de prisão até um ano.

Um grupo de cidadãos já contestou a lei – e realizou-se uma marcha de protesto junto ao governo municipal. “O que a cidade está fazendo é impor um código de vestuário pela via criminal”, disse à Reuters a advogada do grupo deste grupo de cidadãos, Christina DiEdoardo.

Be Sociable, Share!

Comentários

junikio on 23 Fevereiro, 2013 at 3:58 #

esse fato de fazer algumas excepções, como crianças pore exemplo, e o medo de se queimarem, e logico que a nudez da criança em público e uma das grandes dor de cabeças dos paises ocidentais, já que proibindo a nudez infantil poderiam dar demonstração que sofre de problemas sexuais, porém a proibição de crianças de cinco anos de andarem peladas na rua não e algo, pode causar problemas.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2012
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930