==================================================
Deu no Jornal do Brasil

Ao lembrar hoje (12) a passagem dos vinte anos da morte do advogado tributarista e um dos principais líderes políticos do país que combateram a ditadura militar no país, deputado Ulisses Guimarães, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous afirmou que “Ulisses foi um gigante do parlamento brasileiro, onde exerceu um papel elogiável na oposição à ditadura militar e na luta pela redemocratização do Brasil”.

Acrescentou Damous que “no momento de tanta mediocridade em que vivemos e de um Congresso Nacional desacreditado, doutor Ulisses faz muita falta”.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e do MDB, Ulysses Silveira Guimarães, nasceu na vila de Itaqueri da Serra, hoje distrito do município de Itirapina, que na época era parte do município de Rio Claro, no interior paulista, em 6 de outubro de 1916. O acidente em que morreu quando estava a bordo de um helicóptero em Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro, ocorreu na manhã do dia 12 de outubro de 1992. Morreram no mesmo acidente a sua esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto. O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.

Ulisses teve uma vida acadêmica ativa, participando do Centro Acadêmico XI de Agosto e exercendo a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), vindo a exerceu profissionalmente a advocacia na área de Direito Tributário. Durante muitos anos foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, onde veio a se tornar professor titular de Direito Internacional Público. Lecionou ainda Direito Municipal na Faculdade de Direito de Itu, e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Bauru.

Be Sociable, Share!

Comentários

danilo on 12 outubro, 2012 at 22:15 #

vale a pena especular sobre o que algumas figuras, caso vivas estivessem, falariam desta sede do lullo-petismo pela total hegemonia na politica nacional.

o que diria Dr. Ulysses sobre isso? o que ele poderia estar fazendo neste momento? estaria alinhado com Lulla, Dirceu & seus quadrilheiros?

para quem conheceu o Senhor Diretas, é fácil concluir que ele estaria em lado oposto a toda esta lama.


Graça Azevedo on 13 outubro, 2012 at 10:26 #

O que diria o velho Ulysses vendo o seu (P)MDB?


ISA on 13 outubro, 2012 at 13:15 #

Faz muita falta mesmo. Se vivo estivesse ficaria muito envergonhado com o quadro político atual. Assistirmos um lider messiânico buscando qualquer meio p/ se perpetuar no poder. Lutamos tanto p/ ver um projeto de estado e agora só projeto de governo, de poder! Vergonha


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos