Caldas: brincadeiras com eleitores na campanha

Eduardo Anizelli/Folhapress
==============================================
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

NELSON BARROS NETO

ENVIADO AO INTERIOR DA BAHIA

A cerca de 200 km de Salvador, as cidades baianas de Santa Teresinha, Elísio Medrado e Itatim têm em comum prefeitos candidatos à reeleição que foram presos recentemente pela PF (Polícia Federal), suspeitos de desvio de recursos públicos federais.

Nas ruas das cidades da Bahia, eles fazem campanha normalmente, apenas com os candidatos de oposição usando um ou outro artifício para recordar as ações da PF.

Em Elísio Medrado, o candidato à reeleição acumula polêmicas. Em outubro de 2010, um mês antes de ser preso, Everaldo Caldas (PP) promoveu um “evento de inauguração” de uma lombada de rua, com banho de champanhe na obra e presença de um trio elétrico.

“A oposição dizia que eu não tinha feito nada”, afirma Caldas, relembrando o fato. “Aí, para sacanear, quebrei um champanhe. Era baratinho, daqueles de R$ 4,50. E despejei no quebra-molas.”

Pouco após ser eleito, Caldas foi cassado sob acusação de compra de votos. Recuperou o mandato na Justiça.

Em Santa Teresinha e Itatim, os adversários exploram as prisões sobretudo em mensagens em carros de som.

Raimunda Santos (PDT), a “Mundinha”, como é conhecida em Itatim, tem o apoio do lavrador Ivo Miranda, 50, localizado pela reportagem em frente ao balcão do Bolsa Família do município.

“Sempre estarei do lado dela. A família dela comprou quatro posses de terra do sitiozinho que temos, na mão de meu pai”, declara. O preço: R$ 1.000, no total.

“Mundinha” não foi localizada na cidade e não quis falar do caso por telefone.

Em Santa Teresinha, o prefeito Agnaldo Andrade (PSD) repete estratégia de José Serra (PSDB), parodiando em seu jingle o sucesso “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”.

Andrade não quis falar com a Folha e orientou em voz alta seus assessores para que dispensassem a reportagem: “Digam que não estou, que estou ocupado.”

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2012
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930