ALBA: moções multipatidárias de pesar e reconhecimento
====================================================

Os deputados Álvaro Gomes (PC do B), Maria del Carmen (PT) e Roberto Carlos (PDT), manifestaram pesar pelo falecimento do Bispo Emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza, ocorrido no último dia 9 de setembro. O religioso nasceu na Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, em 1926. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, onde também foi professor de português.

Entre 1966 e 1968, fez o Curso de Especialização em Catequese e Pastoral em Bruxelas. Voltando ao Brasil, trabalhou nas Missões em São Paulo, Minas, Paraná e Amazonas. Já em 1970, Dom José Rodrigues foi eleito Superior Provincial dos Missionários Redentoristas de Goiás e Distrito Federal e, em 1975, foi ordenado Bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro.

“Dom José Rodrigues era conhecido como “o Bispo dos Excluídos”, em razão de sua atuação em prol de causas sociais, notadamente na região do Vale do São Francisco. O seu falecimento cobre de tristeza toda a região, especialmente aqueles que acompanharam o seu dedicado trabalho”, destacou Álvaro Gomes.

Desde que chegou a Juazeiro, o Bispo Emérito do município promoveu nove Pastorais Sociais. Criou o Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, com uma biblioteca com 45 mil volumes, equipamentos de produção de rádio e televisão, jornalismo impresso, uma locadora com 2 mil títulos de vídeos para escolas e professores além de três programas de rádio semanais. Dom José Rodrigues também foi o inventor do projeto Cisternas Caseiras, criado para armazenar água de chuva.

“Esse líder católico deixará saudades e ensinamentos expressivos pela sua atuação no combate de causas sociais, em defesa dos mais pobres na região do Vale do São Francisco. Seu lema episcopal ‘Enviou-me a evangelizar os pobres’ define o seu propósito de vida como religioso e pastor de nossa Igreja”, afirma Maria Del Carmen.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, Dom José Rodrigues recebeu o título de cidadão baiano no ano de 2003, quando lembrou suas lutas e ratificou sua fé e suas convicções. O religioso foi membro da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e acompanhou a Comissão Pastoral da Terra e Pastoral da Juventude do Meio Popular. Dom José Rodrigues também foi presidente Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores.

“Aos familiares de Dom José Rodrigues, aos missionários Redentoristas, à Diocese de Juazeiro, esta Casa Legislativa expressa toda sua solidariedade e presta homenagem póstuma. As cidades da região também estão se irmanando na dor da perda, mas acima de tudo, na oração, para que o bispo tenha sido recebido na graça de Deus”, ressaltou Roberto Carlos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2012
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930