Zavaski:o escolhido de Dilma para o STF
FOTO/FOLHA
===========================================================

DEU NO BLOG DE JOSIAS DE SOUZA/ FOLHA DE S. PAULO

Dilma Rousseff convidou nesta segunda (10), o ministro Teori Zavascki, do STJ, para ocupar a vaga aberta no STF com a aposentadoria de Cezar Peluso. O convite foi aceito e a novidade foi informada ao presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto.

Nascido na cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, Zavascki tem 64 anos. Chegou ao STJ em 2003. Antes, fora desembargador do TRF da 4a Região, sediado em Porto Alegre.

A posse no STF está condicionada à aprovação do Senado, que não costuma contrariar a vontade do Planalto. Após sabatina do indicado na Comissão de Justiça, o nome sera submetido a votação no plenário.

=======================================================

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

A presidente Dilma Rousseff convidou o ministro Teori Zavascki, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso no STF (Supremo Tribunal Federal).

A Folha adiantou no início da tarde desta segunda que o nome de Zavascki ganhara força.

Informado pelo Palácio do Planalto, Teori Zavascki aceitou o convite.

O ministro Teori Zavascki, indicado para ocupar a vaga de Cezar Peluso no STF
O ministro Teori Zavascki, indicado para ocupar a vaga de Cezar Peluso no STF

A escolha do novo titular do STF já foi comunicada ao presidente da corte, Carlos Ayres Britto, que, por sua vez, avisou a outros ministros, que nesta tarde realizam mais uma sessão de julgamento do mensalão.

Ele entrará no lugar de Cezar Peluso, que se aposentou dia 3 em meio ao julgamento do mensalão. Procurado pela Folha nesta segunda-feira, ele evitou falar sobre a indicação ao STF: “Não confirmo nem desminto. Não é hora para declarações”.

Ele estava em viagem com a família e foi chamado para retornar a Brasília para ser avisado da escolha pela presidente Dilma. Teori Zavascki estava entre os principais cotados para substituir Peluso. Seu nome era visto como um dos mais técnicos e discretos para a vaga.

Zavascki foi convidado por Dilma nesta manhã. Dois auxiliares da presidente confirmaram à Folha que ele será o substituto de Peluso e que o anúncio será feito nas próximas horas. A indicação será publicada amanhã no “Diário Oficial da União”.

Para assumir o cargo, Zavascki precisa ainda ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, em seguida, aprovado pelo plenário da Casa. Não há um prazo definido para a sabatina –cabe ao presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a definição da data em que a sabatina entra na pauta da CCJ.

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), ele tem 64 anos e está desde 2003 no STJ. Antes, foi desembargador do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), com sede em Porto Alegre e abrange a região Sul do país. Zavascki também é professor de direito.

(VERA MAGALHÃES, ANDRÉIA SADI, DO PAINEL, FLÁVIA FOREQUE E LEANDRO COLON, EM BRASÍLIA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2012
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930