Francisco Falcão: sem trégua no CNJ para mau juiz

=====================================================

DEU NO PORTAL UOL

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O novo corregedor-geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Francisco Falcão, reforçou o discurso de sua antecessora Eliana Calmon e disse que vai combater “meia dúzia de vagabundos” que precisam ser retirados do Judiciário. Falcão, no entanto, prometeu um estilo diferente, atuando com mais discrição.

O novo corregedor tomou posse na manhã desta quinta-feira. Em entrevista coletiva, ele disse que vai atuar com “mão de ferro” para enfrentar a corrupção na Justiça.

“A maioria dos juízes é de pessoas boas, mas temos uma meia dúzia de vagabundos que precisamos tirar do Judiciário. As maçãs podres é que precisamos retirar”, disse.
Francisco Falcão, corregedor-geral do CNJ

Falcão fez elogios à ministra Eliana Calmon, que protagonizou diversos embates com as entidades representativas dos juízes por prometer investigar seus patrimônios, mas não a livrou de alfinetadas.

“O que não vou é quebrar o sigilo de ninguém. Quebrar sigilo é crime. Eu não cometerei crime quebrando sigilo sem autorização judicial. Quando tiver [indício de crime], eu pedirei para o juiz”, afirmou.

Incomodados com a atuação de Eliana, entidades chegaram a afirmar que ela teria atuado de forma irregular e quebrando sigilos.

O novo corregedor prometeu agir com o mesmo “rigor”. ” Tenha certeza que, quem estiver pensando que com a saída de Eliana vai modificar, está muito enganado, vai continuar tudo do mesmo jeito”, disse Falcão.

O ministro afirmou que vai continuar investigando a evolução patrimonial dos juízes e defendeu a equiparação salarial. “Não é possível que um magistrado de tribunal ou primeira instância ganhe mais que ministro da Suprema Corte”.

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 6 setembro, 2012 at 15:11 #

Tarefa árdua

A “baiana porreta” deixou sua marca e uma herança traiçoeira.

A tarefa de “limpar” o judicuário é imensa, esbarra de cara na mosntruosidade da figura da vitaliciedade, não bastasse essa excrescência, ainda se tem o manto da total ausência de contrôle sobre a qualidade dos “serviços” prestados. Alguém já ouviu falar de alguma consequência que possa sofrer um juiz que exara uma sentença prenhe de erros?

Tarefa impossível para um gabinete, mesmo que da corregedoria, certa estava a Ministra Eliana, quando chamava a atenção, bradando, vociferando e cometendo possíveis excessos. só assim logrou algum êxito.


Mariana Soares on 6 setembro, 2012 at 21:43 #

Será que ele vai punir o nepotismo, prática tão utilizada por ele?
Substituir Eliana é tarefa dificílima e este Ministro Francisco Falcão não tem a menor aptidão para tanto.
Desculpem a falta de esperança, mas creio que a saudade de Eliana virá rápido e atroz.


luiz alfredo motta fontana on 6 setembro, 2012 at 22:40 #

assino embaixo Mariana


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2012
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930