Ciep Glauber (Rio): modelo de ensino publico

=================================================

O Rio de Janeiro tem duas escolas entre as cinco melhores do Brasil, nos anos iniciais do ensino fundamental. As duas são da rede municipal. O Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, ficou em terceiro lugar no país com o Ideb 8,5. A escola atende à crianças das comunidades Quitanda, Pedreira e Lagartixa. Se hoje o colégio apresenta índices de excelência, nem sempre foi assim.

A diretora da unidade, Ioliris Paes Alves, está há 17 anos no comando da escola. Quando ela começou o trabalho, o colégio era alvo de arrombamentos constantes.

— Já levaram até as panelas da merenda, mas fui atrás e recuperarmos. Nossas principais bandeiras são trazer os pais para a escola, incentivar a leitura e fazer reforço escolar — diz, destacando que não houve ações revolucionárias, mas pequenas ações que fazem a diferença.

Para ela, deve-se dar atenção não só a bons alunos:

— Temos que conhecer as dificuldades de cada criança. Temos que ter um olhar não só para o que desponta, mas para aquele que precisa de atenção também.

A professora Edilsa de Souza Mello esteve com os alunos avaliados.

— Eu acreditava muito neles e trabalhamos. Fizemos até um grito de guerra antes da prova. Hoje nossa escola tem vida — lembra.

Em quinto lugar no país ficou o Ciep Pablo Neruda, na Taquara. O colégio atingiu 8,3. Uma das responsáveis pelo resultado é a professora Maria Celeste Pinto Mendes. Ela acompanhou as duas turmas avaliadas pelo Ministério da Educação. Celeste adotou como tática a aplicação de simulados. Foram treze antes da prova do governo:

— Todos queriam gabaritar as provas porque eu dava pequenos brindes. Uma vez, dezesseis alunos gabaritaram. A gente trabalha e gosta de desafios.
==========================================

Bahia em Pauta comenta: O modelo dos CIEPS, de ensino público em tempo integral, foi implantado no estado do Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola (falecido), a partir de projeto do professor Darcy Ribeiro.

Um viva em memória dos dois e os votos do BP de que o exemplo de ambos no campo da educação seja seguido por outros governos. A Bahia, por exemplo, de pífio desempenho no IDEB, segundo comprovam os resultados divulgados ontem.

(Postado por Vitor Hugo Soares)

(Com informações de O Globo.com)

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 15 agosto, 2012 at 17:38 #

Estou convicta de que o quadro divulgado ontem pelo governo em relação à educação no país é muito, muito pior. Dizer que o ensino fundamental está melhorando é piada macabra. As universidades com 38% de alfabetizados funcionais é piada, mentira. 90% dos alunos que estão em universidades particulares, podem apostar, são analfabetos funcionais, com ras e honrosas exceções. Não passam em um teste de interpretação de texto e um ditado seria desastroso. Operações matemáticas? A calculadora se encarrega. 68% de analfabetismo funcional no ensino médio, também é um índice mentiroso, maquiado, porque a falência é total. Não falo de ouvir dizer, falo como uma pessoa que está dentro da sala de aula e conhece em que nível as coisas estão. Este governo que aí está, em nível federal e estadual, não tem plano algum para a educação. Vide a mudança de titulares nas pastas respectivas. O daqui, como disse com todas as letras João Ubaldo, no programa Roda Viva, é submisso às empreiteiras. Mas, submisso por conveniência, é claro. A cúpula petista na Bahia, se for submetida a uma CPI, vai ser uma cachoeira. A educação na Era petista é matéria de segunda classe. O que interessa mesmo são as meias e cuecas dos companheiros cheias de dólares.


rosane santana on 15 agosto, 2012 at 17:50 #

Os oitos anos da Era Lula e mais quase 2 de Roussef, se fossem sérios, já estaria dando frutos na educação. Não há desculpas, portanto. É herança petista mesmo!


danilo on 15 agosto, 2012 at 17:59 #

sem acentos ortograficos no momento)

concordo com voce 100%, Rosane. ta tudo dominado, mesmo os indices oficiais estao sendo manipulados pela cumpanherada.

a Grecia utlizou deste mesmo artificio (manipular dados), para passar a impressao de que passava por uma boa situacao financeira diante da comunidade europeia, e deu no que deu.

quando o FMI e a central de inteligencia da economia globalizada perceberam a fraude, a Grecia foi encurralada e teve de assumir a crise.

fica uma pergunta no ar. quando o Brasil vai ser desnudado a partir do momento que toda este desenvolvimento “nunca antes na historia deste pais) for desmacarado?

ou alguem acredita que estamos com essa bola toda mesmo?

mas eh claro que elementos como Jader e Marcus Lino acham que a Lullandia conquistou o quinto lugar entre as economias mundiais. hehe


Cida Torneros on 15 agosto, 2012 at 22:03 #

ele e seu amigo-colaborador Darcy Ribeiro inovaram com os CIEPS, no Estado do Rio de Janeiro…bom saber que a herança se recupera, de alguma forma..o ideal brizolista de educação integral não pode e não deve morrer…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos