Lula:imagem em julgamento?.Foto:Reuters
=============================================
DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (UM DOS MAIS TRADICIONAIS E INFLUENTES JORNAIS DE PORTUGAL)
O julgamento do caso ‘Mensalão’, um sistema de corrupção que abalou o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil começa amanhã em Brasília, promete reabrir o debate sobre um dos momentos mais delicados da presidência de Lula da Silva, cuja imagem poderá sofrer alguns abalos.
Lula, de 66 anos, vencedor de 12 prêmios internacionais e nomeado, desde que saiu do poder em 2010, 12 vezes doutor ‘honoris causa’ por universidades de todo o mundo, como por exemplo a de Coimbra, em Portugal, não está entre os 38 acusados, mas alguns dos seus colaboradores mais próximos estão.
Lula sempre negou ter conhecimento dos esquemas do ‘Mensalão’ e chegou a pedir desculpas ao Brasil. O escândalo estourou durante o seu primeiro mandato (2003-2006) e revelou um esquema em que o PT pagava a deputados para assegurar o seu apoio.
Roberto Jefferson, do Partido Trabalhista brasileiro (PTB), ex-deputado que denunciou o esquema e fez romper o escândalo no Brasil, indicou que, no decorrer do processo, vai perguntar porque não está o ex-presidente no banco dos réus.O advogado de Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, afirmou: “Não é possível acusar os empregados e deixar o patrão de fora.”
“Falar é uma coisa, apresentar provas é outra”, diz o analista político Cesar Alexandre Carvalho, do instituto CAC, em Brasília, citado pela AFP. “Seria preciso ligá-lo diretamente ao ‘Mensalão’ com provas, documentos indicando que ele orquestrou o esquema”, afirmou, por seu lado, à mesma agência, André Pereira, politólogo na Prospectiva.
Lula, que nos últimos tempos tem feito tratamento contra o cancer, sobreviveu ao escândalo e foi reeleito em 2006 e, em 2010, a sua delfim, Dilma Rousseff, foi eleita Presidente do Brasil, pelo PT. José Dirceu, que foi um dos principais ministros de Lula, perdeu os seus direitos políticos por oito anos.