Lula:imagem em julgamento?.Foto:Reuters
=============================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (UM DOS MAIS TRADICIONAIS E INFLUENTES JORNAIS DE PORTUGAL)

O julgamento do caso ‘Mensalão’, um sistema de corrupção que abalou o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil começa amanhã em Brasília, promete reabrir o debate sobre um dos momentos mais delicados da presidência de Lula da Silva, cuja imagem poderá sofrer alguns abalos.

Lula, de 66 anos, vencedor de 12 prêmios internacionais e nomeado, desde que saiu do poder em 2010, 12 vezes doutor ‘honoris causa’ por universidades de todo o mundo, como por exemplo a de Coimbra, em Portugal, não está entre os 38 acusados, mas alguns dos seus colaboradores mais próximos estão.

Lula sempre negou ter conhecimento dos esquemas do ‘Mensalão’ e chegou a pedir desculpas ao Brasil. O escândalo estourou durante o seu primeiro mandato (2003-2006) e revelou um esquema em que o PT pagava a deputados para assegurar o seu apoio.

Roberto Jefferson, do Partido Trabalhista brasileiro (PTB), ex-deputado que denunciou o esquema e fez romper o escândalo no Brasil, indicou que, no decorrer do processo, vai perguntar porque não está o ex-presidente no banco dos réus.O advogado de Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, afirmou: “Não é possível acusar os empregados e deixar o patrão de fora.”

“Falar é uma coisa, apresentar provas é outra”, diz o analista político Cesar Alexandre Carvalho, do instituto CAC, em Brasília, citado pela AFP. “Seria preciso ligá-lo diretamente ao ‘Mensalão’ com provas, documentos indicando que ele orquestrou o esquema”, afirmou, por seu lado, à mesma agência, André Pereira, politólogo na Prospectiva.

Lula, que nos últimos tempos tem feito tratamento contra o cancer, sobreviveu ao escândalo e foi reeleito em 2006 e, em 2010, a sua delfim, Dilma Rousseff, foi eleita Presidente do Brasil, pelo PT. José Dirceu, que foi um dos principais ministros de Lula, perdeu os seus direitos políticos por oito anos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos