Yuri:um prêmio que consagra e orgulha
==============================
DEU NA FOLHA DE SÃO PAULO
O baiano Yuri Azevedo, 20, recebeu no domingo (22) o Eleazar de Carvalho, maior prêmio do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão. É a primeira vez que um regente ganha esse prêmio. Estudante há cerca de cinco anos, ele foi uma escolha unânime do júri do festival.
A cerimônia de premiação, que aconteceu na Sala São Paulo, na capital, encerrou os concertos de estudantes. O festival segue até domingo, dia 29, em Campos.
“Yuri é o próximo grande maestro brasileiro”, afirmou Arthur Nestrovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e do festival.
“Foi mais do que uma unanimidade; foi uma unanimidade entusiasmada”, afirmou Nestrovski, ao chamar Azevedo ao palco. O rapaz regeu cerca de 50 estudantes e foi aplaudido de pé.
Ele vai receber bolsa de US$ 1.400 (R$ 2.830) para frequentar por nove meses o Peabody Institute of Music, em Baltimore (Maryland), além de ter a viagem paga.
O festival premiou ainda outros quatro jovens, que também irão estudar fora do país. Já a estudante chinesa Huan Jing foi escolhida para ser regente-assistente da Osesp por dois meses.