Um jornalista do jornal britânico The Sun foi detido esta quinta-feira(19) em Londres pela Scotland Yard no âmbito da “Operação Tuleta”, que investiga atos de hacking informático no caso do escândalo de escutas ilegais no império News International, detentor do The Sun e do “News of the World”, que fechou na sequência da polémica.

O jornalista detido foi identificado como sendo Rhodri Phillips, revela o The Guardian. Phillips cobriu até o momento da prisão uma série de temas para o The Sun, incluindo reportagens sobre a família real britânica.

A “Operação Tuleta” investiga o uso de troianos – um tipo de vírus informáticos – que permitem a um hacker entrar no computador de outro utilizador e ter acesso a informações pessoais e a dados sensíveis.

O império News International está envolto num enorme escândalo no Reino Unido desde o ano passado depois de se ter descoberto que os tablóides do grupo terão espiado diversas personalidades britânicas com o intuito de obterem furos jornalísticos.

A polícia metropolitana de Londres indicou que o homem detido esta quinta-feira foi capturado na própria casa, às 06h30, não adiantando mais pormenores acerca das alegadas ofensas que pesam sob o repórter.

O diretor executivo da News International, Tom Mockridge, confirmou por e-mail ao The Guardian que “mais um” dos seus jornalistas “foi detido esta manhã”, acrescentando que a organização dará ao repórter toda a ajuda necessária.

A Scotland Yard deverá fornecer mais pormenores acerca desta detenção durante esta tarde.

Rhodri Phillips é a sétima pessoa a ser detida no âmbito da “Operação Tuleta”, lançada em Julho do ano passado, enquanto processo paralelo às investigações acerca das escutas levadas a cabo no seio do grupo News International.

A detenção de Rhodri Phillips é no entanto a primeira no “The Sun” no âmbito do mesmo caso, apesar de a polícia já ter detido outros jornalistas do mesmo jornal em investigações separadas relacionadas com alegados subornos a agentes estatais. Até ao momento ninguém foi oficialmente acusado.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos