Assad:ferido ou preparando vingança?/DN

================================
DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (PORTUGAL):

Os membros da oposição síria e diplomatas ocidentais acreditam que Bashar al-Assad deixou Damasco e está na sua residência, em Latakia, uma zona alauita. O objetivo da mudança seria recuperar forças.

“Um membro do nosso grupo é alauita e tem bons contactos no regime, que garantem que Assad foi ferido no ataque de ontem e levado para Latakia”, declarou Jacob Yusuf, porta voz da Comissão de Coordenação Local do bairro de Tadamon, em Damasco, ao jornal espanhol ABC.

Até agora a informação é apenas uma especulação e o mesmo porta voz afirmou que a esposa de Assad está em Moscovo. Ontem vários adversários, como Ammar Qurabi da Organização Nacional para os Direitos Humanos na Síria afirmaram ter visto o avião do Presidente levantar voo do aeródromo militar de Mezzeh.

A Reuters citou um diplomata ocidental que diz que, de acordo com a informação disponível, Assad poderia ficar no seu Palácio em Latakia por vários dias para preparar as retaliações.

Durante os ataques de ontem, muitos moradores de Damasco e vários jornalistas ocidentais foram levados para o edifício de segurança do Governo. A televisão estatal síria confirmou que além dos três mortos na explosão (o Ministro da Defesa Daud Rayilha, o seu antecessor, o General Hassan Tutkmani, e o vice presidente e cunhado de Bashar al-Assad, Assef Shawkat), ficaram gravemente feridos o ministro do Interior Mohammad Shaar e o chefe dos serviços secretos, Hisham Bakhtiar.

Louaty Al Mokdad, que se apresenta como ‘coordenador logístico’ do Exército Sírio Livre, afirmou, ao ABC, que a operação foi levada a cabo por um grupo de membros do exército em coordenação com motoristas e guarda costas de Assad. O regime prometeu vingança. O novo Ministro da Defesa, Fahd Al Freij, prometeu “punir os responsáveis e cortar as mãos daqueles que ameaçam a segurança nacional”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos