jul
17
Postado em 17-07-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 17-07-2012 00:53


Lord:tecladista e roqueiro como poucos

============================

O músico de rock britânico Jon Lord, antigo tecladista da banda Deep Purple, morreu nesta segunda-feira aos 71 anos. Uma declaração colocada na sua página na Internet refere que sofreu uma embolia pulmonar, após uma longa batalha contra um cancer no pâncreas.

Natural de Leicester, Lord foi co-autor de alguns dos mais emblemáticos êxitos dos Deep Purple, incluindo Smoke on the Water, e mais tarde manteve uma carreira solo, após a sua saída da banda em 2002. A declaração publicada no site refere que morreu “rodeado pela sua família”.

Com uma longa carreira dedicada à música, Lord também fez parte dos Whitesnake. A sua morte após uma luta contra o cancer iniciada em Agosto do ano passado suscitou diversas reações nas redes sociais. Tom Morello, estrela da banda Rage Against the Magine, dedicou-lhe uma mensagem no Twitter: “Que o grande John Lord, tecladista incontornável repouse em paz”. E Rick Wakeman, antigo tecladista dos Yes sublinhou que é um grande admirador de Jon Lord. “Tínhamos previsto escrever e registar um álbum antes de ele ficar doente. A sua contribuição para a música e o rock clássico é imensa, ele irá fazer-me uma falta terrível.”

Co-fundador dos Deep Purple, em 1968, Jon Lord foi influenciado pela música clássica ou o jazz, mas era com uma atitude rockeira que se sentava às teclas e que ajudou os Deep Purple a tornarem-se pioneiros do rock progressivo. Formado em teatro, poderia ter seguido uma carreira de ator mas começou a tocar em bares no Reino Unidos. Os Deep Purple acabam por nascer quando Lord conhece o guitarrista Ritchie Blackmore e os dois fundam uma banda.

Lord manteve-se nos Deep Purple até 2002. A banda vendeu até hoje 150 milhões de álbuns em todo o mundo.

====================================

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos