jul
11
Postado em 11-07-2012
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 11-07-2012 00:40


Prefeitura: fantasma no pé da escadaria
===========================================

OPINIÃO POLÍTICA

A sucessão em Salvador

Ivan de Carvalho

Antes que se saiba quem sucederá João Henrique no cargo de prefeito de Salvador a partir de 1º de janeiro do ano que vem, muita água vai ainda correr por cima da ponte Salvador – Itaparica. Não há muito a fazer para os curiosos senão observar a água passando e tentar identificar na correnteza objetos significativos.

Nesse momento de partido da campanha eleitoral oficial – a informal e supostamente dissimulada está aí faz algum tempo, com maior ou menor ênfase a depender dos candidatos e das forças que os apoiam – avaliações técnicas são importantes, não para se prever o vencedor, mas para conhecer as inclinações do eleitorado no momento em que, após todas as definições dos partidos, as campanhas dão seus primeiros passos e são planejados os seguintes, bem como a estratégia geral de cada postulante.

Não é segredo para ninguém que, até aqui e neste momento, o deputado ACM Neto, candidato da coligação liderada pelo Democratas e composta ainda pelo PSDB, PV, PPS e PTN, está muito à frente dos demais concorrentes.

Há uma escadaria que dá acesso ao Palácio Thomé de Souza, sede do governo municipal construída por Mário Kertész no seu segundo mandato de prefeito. Se usássemos essa imagem da escada, poderíamos dizer que ACM Neto está 26 degraus acima do 15º degrau onde se encontra o deputado Nelson Pelegrino, candidato de uma coligação liderada pelo PT e que reúne 15 partidos, alguns freneticamente atraídos para a aliança nos últimos dias anteriores à convenção petista, o que passou a impressão de uma certa aflição ou, no mínimo, preocupação.

Mas até aí não há propriamente surpresa, apenas uma confirmação de outras avaliações que já vinham sendo feitas – pelo “olhômetro” dos políticos e por meios mais sofisticados do que esse –, mas com um sabor de mais atualidade. A verdadeira surpresa, se houver, é que o radialista e ex-prefeito Mário Kertész está, com a sua modesta coligação de dois partidos – PMDB e PSC – apenas um degrau abaixo de Pelegrino na escada do Palácio Thomé de Souza. Isso costuma ser considerado como pau a pau.

É cedo para conclusões, mas é evidente que, para começo de campanha, Kertész, que entrou nela por último, após um período de indefinições, deve estar feliz. Já quanto ao PT e sua coligação, o sentimento talvez continue sendo de preocupação.

Por falar neste sentimento, ontem o magistério estadual decidiu perseverar na greve que já atinge seus 93 dias. Quando se acrescentam a isso os dias sem aulas por causa da greve na Polícia Militar, fica difícil não pensar em um ano letivo perdido. Talvez não seja um fato consumado, mas pode vir a ser e, mesmo que não, essa crise terá causado prejuízos e perturbações grandes para muita gente. É um foco de insatisfação – coisa que não interessa, eleitoralmente falando, ao governo e tende a empurrar eleitores para candidatos das oposições.

No momento, um fantasma se insinua na sucessão municipal. O que era antes impensável – um segundo turno sem candidato governista – está posto como hipótese de trabalho. Ela, agora, não pode ser descartada.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosanesantana on 11 julho, 2012 at 10:41 #

Para quem gosta do assunto numerologia.
Campanha de Kértesz para Prefeitura 1985. Soma dos algarismos do ano igual 5.
2012. Soma dos algarismos 5. Amiga especialista no assunto me diz que Kértesz será vitorioso. Bom, acreditando ou não nestes temas esotéricos, os quais não tenho como provar, portanto nada posso dizer, o fato é que se trata do candidato com maior carisma e, de longe, maior preparo técnico, intelectual, cultural e político. Dá de goleada nos demais. Creio que vai tirar os votos de ACM Neto e vai polarizar com Pellegrino. Acredito num segundo turno entre ele e Pellegrino, pois a máquina governamental (estadual e federal) vem pesada, tratoral), a favor do petista. Quem vai ganhar é o eleitor que vai dizer. Será uma campanha da pesada. Neto é menino para entrar nessa.rsrsrsr


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos