jul
07
Postado em 07-07-2012
Arquivado em (Crônica, Janio) por vitor em 07-07-2012 12:46


==================================

CRÔNICA/FIGURAS

Kertész, ACM Neto, Pelegrino e Messi

Janio Ferreira Soares

Apesar de o sorteio dos jogos da Copa de 2014 só acontecer em dezembro de 2013, é por demais tentador imaginar algo parecido envolvendo a próxima eleição para prefeito da capital baiana. E aí eu fico pensando em como seria se também houvesse algum evento semelhante para anunciar os nomes daqueles que a partir de agora irão prometer, num átimo de tempo, devolver à Cidade da Bahia o velho brilho que até há pouco encantava multidões e que, por conta das peripécias de um alcaide com ar de moço bom – e com a marca da inépcia estampada na testa -, findou-se. Divaguemos, pois.Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Paulo Afonso, na margem baiana do Rio São Francisco

Costa do Sauipe lotada de jornalista e convidados de todo o planeta, shows de axé comendo no centro, capoeiristas de dorsos ebanizados a destilar malícia diante de boquiabertas gringas esperançosas de que a noite vai ser boa e de tudo vai rolar – ao som de mestre Bimba sem parar -, eis que surgem os apresentadores Varela, Bocão e Wanda Chase (cuja missão é dar um toque de intimidade ao ambiente) para anunciar os nomes daqueles que prometem tirar Salvador do limbo. Antes, porém, uma questão de ordem é levantada pelo PSOL, que quer saber se o partido pode usar o mesmo jingle das eleições para governador (o reggae “eu quero Hilton 50”), já que o atual candidato, Hamilton, possui a mesma fonética e, portanto, faz jus a rima. Autorização concedida, Varela dá uma mãozada sobre o púlpito em formato de berimbau e começa a cerimônia.

No telão surgem as fotos de ACM Neto, Mário Kertész, Pelegrino e companhia, causando as mais diversas reações das torcidas, notadamente quando aparece o nome de Kertész, muito aplaudido pela galera húngara, que pensa tratar-se de André Kertész, genial fotógrafo nascido em Budapeste.
Fim das apresentações, a sensação que se tem é a de que falta um Messi, um Neymar, sei lá, alguém que levante a torcida com uma jogada genial. Mas isso pouco importa diante dos primeiros acordes do Asa e da perspectiva de cruzar com Wanda Chase sentada na pérgula da piscina com as pernas dentro d’água, entrevistando Magary Lord e Saulo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos