jun
13
Postado em 13-06-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 13-06-2012 10:09


UFBA, campi de Ondina: queda livre

=======================================

DEU NO CORREIO DA BAHIA

Wladmir Pinheiro

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) saiu do ranking das 50 melhores universidades da América Latina, segundo divulgou nesta quarta-feira (13) a QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A universidade ficou na 59ª posição, entre as 250 instituições avaliadas, com 50,98 pontos. Em 2011, a Ufba foi avaliada como a 42ª melhor universidade.

Já a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que figurou na 175ª posição no ranking do ano passado, melhorou sua posição e agora está em 124º lugar. O Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região. A Universidade de São Paulo (USP) apareceu pelo segundo ano consecutivo como a primeira colocada. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa o top 10 na 8ª posição.

Outra instituição que perdeu posições foi a UnB (Universidade de Brasília), que caiu do 11º lugar no ranking passado para o 25º, ultrapassada por seis brasileiras. A frente da Ufba, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (39º lugar) manteve a liderança no Nordeste.

Para a elaboração do ranking, a QS leva em consideração a reputação acadêmica entre empresas empregadoras e estudantes, titulação de profissionais, artigos e citações. A universidade baiana conta com cerca de 1.628 doutores (68% do corpo docente) e 550 mestres (23%).

Apesar do índice geral da Ufba ter diminuido a pontuação, alguns cursos da universidade são bem avaliados. O Guia do Estudante, publicação do Grupo Abril voltada para o público universitário, listou os cursos de Engenharia Ambiental, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Administração da Ufba entre os melhores do Brasil. A avaliação é feita por 19 profissionais, com a ajuda de 3 mil professores.

Em 2011, os cursos de Jornalismo e Administração receberam cinco estrelas (maior pontuação). Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo receberam quatro. “São esses títulos e a qualidade do ensino que nos motiva a continuar mesmo com tantos problemas”, diz a estudante de Odontologia, Juliana Caetano.

Be Sociable, Share!

Comentários

marcia on 13 junho, 2012 at 11:00 #

Lamentável notícia.
O que está acontecendo com a Bahia, cada vez mais ficando para trás?
Lembro trecho do poema de Gregório de Matos, Epílogos, para encontrar respostas:
“Que falta nesta cidade?…………….Verdade
Que mais por sua desonra?…………Honra
Falta mais que se lhe ponha………….Vergonha “


vitor on 13 junho, 2012 at 11:24 #

Grande, Marcita!!!

Retrato triste de um tempo mais triste ainda.

Na mosca!


rosane santana on 13 junho, 2012 at 11:56 #

Nada de espanto, minha gente! Flexibilização excessiva da política de cotas, politicagem, aparelhamento que vem de longe etc. O que vocês esperavam?


Graça Azevedo on 13 junho, 2012 at 13:44 #

Tristeza ver a UFBa assim.


rosane santana on 13 junho, 2012 at 14:46 #

Unb e UFBA, as duas universidades que levaram a política de cotas as últimas consequências. É preciso denunciar que esse populismo está destruindo essas universidades.


danilo on 13 junho, 2012 at 15:50 #

concordo plenamente com Rosane. peraê, pessoal. por que tanto espanto? vocês não estavam percebendo isso? ou estavam anestesiados e inebriados pelas cascatas de Lulla de que as unioversidades criadas (sic) na Bahia significavam excelência de ensino?

caíram de patinhos no reggae do lullo petismo, foi?


Gracinha on 13 junho, 2012 at 22:20 #

Grande Rosane!!! triste Bahia… Enquanto isso a USP (universidade estadual de São Paulo) fica em primeira colocação neste ranking.


rosane santana on 14 junho, 2012 at 10:25 #

Exatamente a USP, onde o populismo petista não encontrou respaldo. Não só primeira da AL, como está entre as 50 primeiras do mundo. Universidade rima com ciência e tecnologia, que rima com inteligência, com conhecimento e não com carteiradas.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos