jun
10
Postado em 10-06-2012
Arquivado em (Crônica) por vitor em 10-06-2012 13:56

==================================
CRÔNICA

Maria Aparecida Torneros

FIM DE OUTONO NO RIO

O tempo chuvoso, quando a sexta é imprensada pelo feriado religioso da quinta e a véspera do fim de semana outonal e friorento.

Convite da amiga para ver Branca de Neve em versão juliarobertiana, na tarde que virá, horário infantil, coisa de gente que depois irá dançar (ela) em baile de salão, enquanto eu irei acompanhar a velha mãezinha na noite comprida.

Um sentimento de inquietação por uma tia que está doente e que amo muito. Ela é a responsável pelos melhores momentos da minha infância, daí a sintonia em acompanhar todos os passos que a medicina pode dar para minimizar suas dores em mal tão avassalador. Um tempo para ouvir música antiga. Andei cavando canções do passado, acho que vale recordar um dos seus ídolos, o Benvenido Granda, com sua voz possante e seu espanhol melado, quase trágico. Era um tempo de anos 50 e 60. A juventude da época organizava o futuro de um mundo tecnológico onde o romantismo iria ser comercializado em pílulas e bites, em sites e messengers. Telegráfico novo mundo, de explosões de homens bombas e carícias essenciais que sonham com o desenvolvimento sustentável.

No Rio, tudo quase pronto para a Rio mais 20… eu estava trabalhando na Rio 92, como tudo passou tão depressa e parece que mudou muito pouco. O sonho daqueles dias se transformou no pesadelo da poluição chinesa ou terá renascido em milhares de projetos ambientais que infestam o tal mundo contemporâneo, ambicionando ser realidade e ultrapassar a fase de projetos, lutando contra um desenvolvimento econômico-social que se baseia no lucro e na exploração dos recursos naturais da mãe Terra. Intensa luta e grande dicotomia. Arestas quase inaparáveis… Código Florestal brasileiro, seara de emendas, remendos, acordos, ajustes, um ninho de cobras bem criadas a buscar melhores botes em presas ingênuas.

Esperanças renovadas, ainda bem, as novas gerações a postos, ainda bem, gente com sorriso estampado e protesto organizado, criaturas capazes de gritar pelo melhor lugar ao Sol que os faça respirar o melhor oxigênio do Planeta em tempo hábil, antes que seja tarde e que o mundo se esvaia em ganâncias e inconsequências.

Anos 2010…década incrívelmente rica de tecnologia e pobre por seus desconfortos e crises… Mas, há ainda resquícios de 50 anos atrás nos direcionando sentimentos. Herança e dança, arte e efeito, a humanidade caminha, conquistas a comemorar nos campos da medicina e da ciência, apesar da nostalgia benvenidana…que tal reparar que a chuva que cai agora é benéfica para os campos e para as florestas? nem tudo está perdido, claro, há salvação nos fóruns que serão discutidos pelos povos e governantes no Rio de Janeiro, e a tal Rio mais 20, com seus movimentos circulares, sacode o país e o mundo diante de uma verdade absoluta.

Este mundo possível tem uma nova geração que está atenta, que faz acontecer, que nos parece redentora e busca soluções. A grande novidade , 20 anos depois, é o advento das redes sociais, que podem mesmo fazer a diferença. E a boa nova: Sociedade pode escolher 30 recomendações para serem discutidas na Rio mais 20, e vale conferir:

“O Governo Federal e a Organização das Nações Unidas colocaram à disposição dos internautas uma plataforma interativa na internet. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação da sociedade na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio mais 20.Quem acessar poderá escolher 30 recomendações para serem apresentadas a chefes de Estado na conferência.Para colaborar, basta acessar o link http://vote.riodialogues.org/. Na página, estão disponíveis 100 itens em dez áreas: combate à pobreza, resposta às crises econômicas e financeiras, produção e consumo, energia sustentável, florestas ,além de água, trabalho decente e migrações ,cidades e oceanos. O objetivo é que a sociedade destaque as prioridades para o desenvolvimento sustentável no planeta.
As sugestões de recomendações estão disponíveis em seis idiomas. Para votar, basta selecionar a recomendação que se deseja fazer e preencher um cadastro rápido. O resultado será anunciado no próprio site, no dia 16 de junho, e será discutido na Rio mais 20 até o dia 20.”

De 20 em 20 , vamos mudando o mundo, pra melhor, é claro! Seguimos sonhando como nos tempos das canções do Benvenido!

Cida Torneros é escritora e jornalista, mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Cida

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos