maio
19
Postado em 19-05-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 19-05-2012 13:27


Chen: saga na China antes de partir partir para os EUA
================================================

O ativista chinês Chen Guangcheng, a sua mulher e os seus dois filhos, partiram já para os Estados Unidos, encerrando um processo diplomático que durava há um mês.

«Milhares e milhares de pensamentos surgem na minha mente», afirmou Chen Guangcheng, calmo, dizendo esperar regressar à China no futuro

Para Bob Fu, ativista dos direitos humanos na China, o desenlace foi um «grande progresso» e uma «vitória para os combatentes pela liberdade» naquele país.

O ativista cego chinês cuja fuga de uma aldeia rural desencadeou uma disputa diplomática entre Pequim e Washington foi hoje retirado à pressa de um hospital para o aeroporto, de onde deve embarcar para os Estados Unidos.

A saída de Chen e da sua família para os Estados Unidos marca o fim de um mês de incerteza e anos de maus tratos por parte das autoridades locais para o ativista, que fez uma ousada fuga da prisão domiciliar, no mês passado.

O ativista, que ficou conhecido por denunciar esterilizações forçadas e abortos tardios devido à política do filho único, deslocou-se para a embaixada dos Estados Unidos em Pequim, após uma fuga da casa onde estava em prisão domiciliária no este do país.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos