==========================================


DICA DA JORNALISTA MARIA OLÍVIA PARA O BAHIA EM PAUTA

Muita música, manifestações culturais e diversas exposições estão incluídas na programação do I Salão Baiano de Turismo, que será realizado nesta quinta-feira (17), sexta (18) e sábado (19), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Durante o evento, o público presente poderá curtir e conhecer um pouco mais do ritmo, da culinária e da arte do povo baiano que encanta milhares de turistas todos os anos. O Salão tem entrada gratuita e ficará aberto ao público das 14h às 22h. Quem quiser participar, basta fazer o credenciamento no site www.salao.turismo.ba.gov.br.

Para lembrar a maior festa regional do país, a área dedicada às atrações culturais e ao São João da Bahia vai ganhar uma decoração junina especial que fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Além da ornamentação, deliciosos quitutes típicos do período junino vão estar à disposição do público. O espaço, organizado em parceria com o Instituto Mauá, também vai contar com a exposição de variadas peças do artesanato local.

Exposições – Além do artesanato, o pavilhão cultural terá diversas mostras reunidas em um só espaço, para homenagear personalidades importantes da cultura da Bahia e do Nordeste. Dentre elas, estão a exposição 100 anos de Jorge Amado, da Fundação Casa de Jorge Amado, composta por painéis que ilustram personagens das obras do escritor baiano, e Memorial Luiz Gonzaga, que revive parte da história deste grande músico nordestino.

O espaço também contará com a exposição Corredor da História, com banners para contar a história do trio elétrico e da invenção do pau elétrico (que este ano completou 70 anos). O Transbaião (trem que percorre 13 municípios com o objetivo de resgatar a cultura e gastronomia regional e promover festejos juninos) também será representado.

O artista plástico Bel Borba mostra a sua criatividade genuinamente baiana com a instalação A lenda do peixe barco. Borba transformou a carcaça de uma embarcação, tipo saveiro, em carcaça de peixe, a fim de chamar a atenção para a Baía de Todos-os-Santos. A Mostra Cultural da Bahia e a Exposição de Cordel, de Bule-Bule, completam a grade de exposições do I Salão Baiano de Turismo.

Música – Durante os três dias de Salão, muita música, inclusive forró, vai animar o público. Um dos principais momentos será o encontro de grandes nomes do forró baiano, que será realizado no primeiro dia do evento (quinta-feira, 17). O show terá a participação dos forrozeiros Carlos Pitta, Del Feliz, Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Virgílio, Val Macambira, Gereba, Léo Macedo (Estakazero) e Jota (grupo Jota e Cia). Juntos, eles farão show com uma hora de duração, das 19h20 às 20h20.

A noite também vai contar com a exibição da quadrilha junina Asa Branca, um dos grupos mais premiados da Bahia, com o título de tetracampeã do Concurso Regional de Quadrilhas. Quem completa a grade atrações é o maestro Fred Menendez.

Já na sexta-feira (18), a partir das 18h, os shows ficam por conta de Paulinho Boca, que homenageia a história da música da Bahia, e com o jazz de Rowney Scott e Ivan Huol. A última noite do Salão (sábado, 19) será comandada por Aroldo Macedo e Clube da Guiatarra baiana (16h), Capitão Corisco e sua Banda de Pífanos (17h), A Volante do Sargento Bezerra (18h) e pelo cantor, compositor e violeiro Xangai (19h). As manifestações culturais fecham a noite, com apresentações a partir das 20h20.

O I Salão Baiano de Turismo terá a participação de representantes das 13 zonas turísticas da Bahia, dos principais segmentos turísticos do Estado e rodadas de negócios entre empresários baianos e agentes e operadores de viagem do Brasil e exterior.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos