Hollande:promessas de novos rumos no primeiro discurso

======================================


DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA

O novo Presidente francês, François Hollande, quer pacificar a França e reuni-la em torno de valores comuns, com destaque para a justiça. E a justiça, destacou o homem eleito a 6 de Maio pelos franceses, “está na repartição de esforços”. Hollande tomou posse nesta terça-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris.

“Não pode haver sacrifícios sempre para os mesmos. Este vai ser o sentido das reformas do Governo”, prometeu Hollande, depois da transmissão de poderes ter sido concretizada e Hollande substituir Nicolas Sarkozy no cargo.

“Somos uma grande nação. Ao longo da história, a França ultrapassou os desafios que foi enfrentando. O povo venceu ao manter-se fiel a si próprio”, declarou Hollande, acrescentando: “O meu mandato é o de trazer justiça para a França, abrir uma nova via na Europa, contribuir para a paz mundial e preservar o planeta.”

O socialista, que se vai encontrar ainda nesta terça-feira à noite com a chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou uma ideia que já tinha aflorado no seu discurso de vitória, na noite eleitoral, destacando a atenção que certos países vão dar à política francesa e às posições europeias que Paris vai tomar. “Muitos povos estão a olhar para nós para ultrapassar esta crise. A Europa precisa de projetos, precisa de solidariedade”, vincou Hollande, que aposta numa renegociação do tratado de disciplina orçamental. Para tal terá de convencer Berlim a adoptar menos austeridade e mais políticas de promoção de crescimento.

“Vou propor o novo pacto que vai ligar a redução necessária das dívidas públicas ao indispensável crescimento das economias”, prosseguiu Hollande, que irá participar noutras cerimónias protocolares de tomada de posse antes de viajar para a Alemanha, onde tem encontro marcado, com jantar incluído, com a chanceler.

O novo Presidente irá homenagear o Soldado Desconhecido, Jules Ferry, considerado o pai da escola laica gratuita e obrigatória, e Marie Curie, cientista que nasceu na Polónia e conquistou dois prémios Nobel, um da Física e outro da Química. Para rematar os assuntos domésticos, Hollande reunir-se-á com o presidente da Câmara de Paris, antes da partida para Berlim. Mas na agenda tem outras questões e viagens decisivas, como as escolhas para o Executivo francês e uma viagem aos EUA, onde irá encontrar-se com Barack Obama, na sexta-feira.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos