Sarkozy, Valerie Trierweiler, Carla Bruni e Hollande à entrada do Palácio do EliseuFoto: Philippe Wojazer/Reuters/Público

================================================

DEU NO PORTAL EUROPEU TSF

François Hollande foi investido esta terça-feira (15) no cargo de novo Presidente da República francesa, para o qual foi eleito em segundo turno há menos de 10 dias. Hollande recebeu o poder das mãos do chefe de Estado derrotado, Nicolas Sarkozy, marcando assim o regresso do socialismo ao Palácio do Eliseu depois de uma ausência de 17 anos.

O novo Presidente assumiu oficialmente funções depois da proclamação dos resultados oficiais, da assinatura do juramento verbal e da receção do colar de grande mestre da ordem da Legião de Honra, a mais alta condecoração francesa.

Eleito a 06 de maio com 51,6 por cento dos votos, François Hollande, de 57 anos, tornou-se assim no sétimo presidente da V república, que ficará cinco anos à frente de uma das principais potências mundiais e que é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Depois da cerimónia, Hollande deverá pronunciar um discurso, ao qual se seguirão 21 tiros de canhão, e subir os Campos Elíseos num Citroen conversível.

A cerimónia da tomada de posse decorreu depois da passagem de poder entre Hollande e o antecessor, o conservador Nicolas Sarkozy, numa reunião à porta fechada durante a qual o Presidente cessante transmitiu os códigos nucleares ao novo ocupante do Eliseu.

Depois da reunião, Nicolas Sarkozy deixou o Eliseu, na companhia da mulher, Carla Bruni-Sarkozy.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos