Spike Lee e Joaquim Barbosa:conversa na Corte
==================================================================
DEU NO IG (ULTIMO SEGUNDO)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa recebeu nesta quinta-feira (26) a visita do cineasta americano Spike Lee, que está no Brasil organizando a produção do documentário Go Brazil Go! sobre como o país se desenvolveu nos últimos anos.
A visita aconteceu pouco antes da retomada do julgamento sobre cotas raciais no STF, tema que também é de interesse do cineasta.
Ontem, Spike Lee encontrou a presidenta Dilma Rousseff e disse que ficou impressionado com ela. “Fiquei impressionado. Ela me disse quais são os problemas e objetivos dessa superpotência que é o Brasil”, afirmou o cineasta.
Na semana passada, Barbosa causou alvoroço no STF ao atacar o colega Cezar Peluso (em resposta a agressoes dirigidas a ele pelo ex-presidente do Supremo na vespera de deixar o cargo) , em entrevista ao jornal O Globo. Peluso foi acusado pelo colega de manipular o resultado dos julgamentos de acordo com seus interesses.
Na ocasião, o também ministro do STF Marco Aurélio Mello se disse perplexo com a troca de acusações. Mello foi presidente do STF entre 2001 e 2003. “Vão-se os cargos, mas ficam as pessoas”, ressaltou sobre a crise institucional vivida atualmente pelo Supremo.
Em entrevista ao iG, o novo presidente do STF, Carlos Ayres Britto, admitiu que existe “uma rusga, um desentendimento entre dois ministros no plano subjetivo”, mas negou que exista crise “no sentido institucional” no tribunal.