abr
15

DEU NA FOLHA

FELIPE LUCHETE

DE SÃO PAULO

Índios da tribo pataxó-hã-hã-hãe invadiram cinco fazendas do município de Pau Brasil (sul da Bahia) na manhã deste domingo (15) e fazem reféns cerca de 20 funcionários, segundo a Polícia Civil.

Algumas pessoas estão amarradas em árvores e houve troca de tiros entre índios e seguranças das propriedades, de acordo com o delegado Francesco da Silva Santana. Não há registro de feridos.

Santana disse que os índios cobram que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a retirada de fazendeiros da área. O caso está no STF desde 1983. Os índios pedem a nulidade dos títulos de proprietários de terras em Pau Brasil e outros municípios.

“Aqui existe uma guerra agrária”, disse o delegado. Segundo ele, outras duas fazendas foram invadidas ontem no município vizinho de Itaju do Colônia (546 km de Salvador).

O investigador Sagro de Morais Bonfim disse que os índios já invadiram 55 fazendas da região desde fevereiro.

A Polícia Civil e a Polícia Militar disseram que não podem ir à área de conflito até a chegada da Polícia Federal. A PF em Ilhéus foi acionada, mas até a tarde de hoje nenhuma equipe chegou ao local.

A reportagem não conseguiu localizar representantes dos índios.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 15 Abril, 2012 at 21:38 #

Essa é uma luta antiga. A antropóloga Maria Hilda Baqueiro Paraíso, doutora em História pela USP, provou a propriedade das terras pelos hã,hã,hãe e, se não me falha a memória, a existência dessa tribo, contrariando interesses poderosos dos latifundiários da área. Por causa disso, Darcy Ribeiro homenageou-a, participando de sua banca. “O tempo de dor e do trabalho: a conquista dos territórios indigenas nos sertões do leste”.


rosane santana on 15 Abril, 2012 at 21:47 #

OBS: Maria Hilda é baiana de descendência espanhola, professora do Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, um dos mais conceituados do Brasil, e fonte obrigatória sobre o assunto, tendo deposto no processo que rola no STF a favor dos hã,hã,hãe.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30