========================================================

CRONICA NO BP

Perplexidade

Gilson Nogueira

Março acabou. Com ele, o verão. De repente, não caíram forte as águas suas esperadas. No lugar delas, invisíveis e dolorosas, lágrimas, muitas, feito enxurrada, como a que corria igual a boi de careta, quando eu, de calças curtas, brincava de dilúvio.

As águas de março lembram-me a trovoada e a idéia de fim de mundo da infância. Era um monte de barro vermelho a despencar, ladeira abaixo, e a me sugerir tragédia em miniatura. A fartura da água do céu, no sertão de Serrinha, parecia benção líquida, pensava o menino.

Hoje, com vontade meio masoquista de lembrar da seca, estimulado pelo destaque do drama histórico no Jornal Nacional, na segunda-feira passada, e com revolta, por saber que esse flagelo nordestino secular serve como cabo eleitoral de político descarado, deu-me uma tristeza desgraçada, dessas de não querer ir embora, pela falta que fazem, e farão, colegas de profissão, como José Carlos Mesquista, Moacyr Nery, Ederaldo Gentil, e outros parceiros de trabalho e de vida boêmia.

O jornalismo e a cultura da Bahia, sem eles, estão mais vazios, depois de sua partida para as serenas mansões do Infinito, onde Deus Estende-lhes as Mãos. Enquanto isso, Chico Anysio e Millôr Fernandes, também lá, em algum cantinho da Eternidade, riem muito com o que Millôr, então diretor da Pif Paf, escreveu para o primeiro número da sua revista, que releio, sob o sol abriliano de Salvador, no intervalo da minha saudade: ” Estamos convencidos de que o pior da nossa Democracia é que ela acaba sempre na mão dos democratas.”


Gilson Nogueira, jornalista, é colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta.

Be Sociable, Share!

Comentários

Graça Azevedo on 12 Abril, 2012 at 11:40 #

Quanta verdade. Lembro-me que em 68, 69, estagiária, participei de um levantamento (creio que de 15 anos) sobre secas e enchentes no Estado. Era prá ter solução. Mais de 40 anos se passaram e nada. No caso (e em outros) os políticos safados se deram bem.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30