Lagarde: otimista ao visitar a China

=================================================

DEU NO JORNAL “PUBLICO”, DE LISBOA

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou este domingo em Pequim que a economia mundial evidencia “sinais de estabilização”, apesar das dificuldades em fazer face a certas “fraquezas”.

“Os últimos anos foram extremamente difíceis em várias partes do mundo. E, nos últimos meses, a situação chegou a ser sinistra”, disse no Fórum de Desenvolvimento da China, conferência económica que reúne empresários e políticos de todo o mundo em Pequim. Contudo, “hoje em dia vemos sinais de estabilização, sinais de que as políticas estão dando frutos. As condições de mercado evoluíram e os indicadores económicos recentes começam a melhorar, incluindo nos Estados Unidos”, acrescentou.

Lagarde saudou “os avanços importantes dados com a renovação do apoio à Grécia por parte do FMI e dos parceiros europeus”.

“Na sequência deste esforço coletivo, a economia mundial já não está à beira do precipício e nós temos razões para estar otimistas”, insistiu.

Lagarde sublinhou, porém, que ainda havia “grandes debilidades económicas e financeiras para enfrentar”, como a fragilidade contínua dos sistemas financeiros, a dívida pública e privada que continuam demasiado fortes em muitas economias desenvolvidas e os preços do petróleo muito elevados.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos