mar
01


Sarkozi:acuado em caminhada eleitoral

=================================================

DEU NO DIARIO DE NOTICIAS (PORTUGAL)

Nicolas Sarkozy teve de refugiar-se esta tarde num bar no centro de Baiona, no Sul de França, para fugir ao assédio de um grupo de independentistas bascos que começou a proferir insultos e a empurrar a comitiva presidencial durante o passeio a pé que deram por esta cidade do País Basco francês.

O Presidente francês chegou hoje atrasado ao Conselho Europeu que está a decorrer em Bruxelas até amanhã, noticiou o site especializado em assuntos europeus EUObserver.

O dia já não tinha começado bem para o Presidente francês. Durante a sua visita a uma exploração agrícola em Itsasu, deparou-se com uma concentração organizada por um movimento juvenil de independentistas bascos, que acabou com a detenção de três pessoas.

Sarkozy chegou a Baiona e deparou-se com cerca de 400 manifestantes independentistas, que, segundo os jornais, se juntaram a agricultores, manifestantes contra o aumento do IVA e alguns militantes do Partido Socialista francês – estes últimos bastante fáceis de identificar pois tinham na mão o programa eleitoral de François Hollande, candidato à presidência francesa.

Perante esta “recepção”, Sarkozy e a sua comitiva foram obrigados a refugiarem-se durante quase uma hora num bar e a pedirem ajuda às autoridades para abandonarem o local. “Se no nosso país os militantes socialistas se associam a gente da ETA para celebrar manifestações violentas, as coisas vão mal”, disse Sarkozy, visivelmente enfadado, à chegada a Bruxelas, noticiou esta noite a agência Efe.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos