Fernando Santana:um guerreiro baiano
=================================================

Morreu na tarde desta quinta-feira, aos 96 anos, o ex-deputado federal Fernando Sant’Anna, 96 anos, um nome da referencia na Bahia e no Pais no campo da atividade parlamentar e das grandes lutas politicas, sociais e de afirmação nacionalista e resistenca democratica .

Um comunista historico no Brasil – mesmo quando abrigado em outras legendas de esquerda do país,ou no MDB no periodo de resistencia a ditadura, Fernando Sant`Anna morreu na tarde desta quinta-feira(1/3) em Salvador, na UTI do Hospital Português, onde estava internado depois de sofrer complicações decorrentes da idade e de um infarto.

Desde o começo da década de 90, o ex-deputado tornou-se presidente de Honra do Partido Popular Socialista (PPS).

Nascido em Irará (“um da familia Santana”, como diz a canção de Caetano Veloso e Gilberto Gil), Fernando Santana,tio do compositor e cantor Tom Ze, foi um dos primeiros politicos cassados pela Ditadura Militar implantada no Brasil em março/abril de 1964.

Engenheiro civil, Fernando Sant’Anna sempre foi antes de tudo um politico e homem publico firme e de muita coragem. Um dos articuladores da campanha “O Petróleo é Nosso”, no governo de Getúlio Vargas, movimento que mobilizou o pais inteiro em defesa da nacionalização do petroleo e criaçao da Petrobras, Sant’anna foi deputado quatro vezes. Mandatos exercidos todos com firmeza e grande dignidade politica e pessoal.

Uma perda sem tamanho – inclusive no plano das referencias – para a Bahia e para o Pais,

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

danilo on 1 Março, 2012 at 21:08 #

este sim, honrou com dignidade a camisa vermelha. não se fazem mais esquerdistas como antigamente. depois que os soviéticos de 68 chegaram ao poder (e que poder!), tudo virou pragmati$mo.


rosane santana on 1 Março, 2012 at 21:49 #

Faço minhas suas palavras, Danilo. Salve, Irará, terra deste grande brasileiro, e do não menos extraordinário, da mesma família, por sinal, Aristeu Nogueira Campos, que se foi 2005, aos 93.


Olivia on 1 Março, 2012 at 22:35 #

A Bahia e o Brasil de luto, Fernando Santana, o adorável comunista, deixa saudade e exemplo.


vangelis on 1 Março, 2012 at 22:38 #

Deixa-nos um Grande legado de Ética e Honestidade na vida pública, tão carente nos dias de hoje.
Sebastião Nery comentava que, quando os debates no congresso estavam mornos, o Fernando costumava tirar os sapatos para uns cochilos no plenário, num desses o Toinho Malvadeza tentou surrupiar os sapatos a fim de gozar com o Fernando, porém, ele estava apenas com os olhos semi-cerrados e disse: “Toinho, deixe de bobagem voce não é homem dado a pequenos furtos”.
Apesar de lutarem em campos políticos opostos eram amigos.
Hoje é mais um desses dias no qual a Bahia se apequena cada vez mais.


Taciano on 1 Março, 2012 at 22:49 #

Orgulho de ter votado nele. Um político coerente, coisa rara, muito rara, nos dias de hoje no Brasil.


Rafael Fontes on 1 Março, 2012 at 23:08 #

Fernando era um simbolo de como a atividade politica pode ser bem associada à ética, à cordialidade (sem flexionar suas posições), à boemia e à honestidade. Fernando passou pela vida pública sem maculas. Um exemplo a todos. Desde os tempos da Escola de Maria Inês Genet (em Irará), ao Tabaris (em Salvador), à Brasilia (em seus primeiros anos), ao exilio, à constituinte, do PCB ao PPS… Fernando foi um homem correto e com suas posições firmes. Como esquecer sua voz marcante e séria.
Fernando Sant’Anna?! PRESENTE!


alberto on 1 Março, 2012 at 23:18 #

Alguém sabe informar com alto grau de certeza o local do sepultamento?


Glauber Cerqueiira on 2 Março, 2012 at 9:11 #

IRARÁ ESTÁ EM LUTO! UM GRANDE HOMEM QUE ORGULHOU IRARÁ, A BAHIA E O BRASIL…


Graça Azevedo on 2 Março, 2012 at 9:37 #

O Brasil perde um homem da maior dignidade, um exemplo de coerência a ser seguido. Nós baianos estamos de luto.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos