Unidos da Tijuca:Nordeste do pernambucano Luiz Gonzaga vence no Sambódromo
================================================================

DEU NO IG

Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval carioca de 2012. E não há como negar. Paulo Barros se tornou, nos últimos anos, o responsável pelos maiores segredos e surpresas do carnaval carioca. Para este ano, ele trouxe um enredo diferente do que vinha fazendo. Longe de ser abstrato, o tema da Unidos da Tijuca foi “O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão”.

Com um total de 299.9 pontos, tirando notas 10 em todos os quesitos – com exceção de Alegorias e Adereços na qual perdeu um décimo-, a Unidos da Tijuca se firmou na liderança já no início da apuração, nesta quarta-feira (22), na Marquês de Sapucaí.

A segunda colocação ficou com o Salgueiro, com 299.7 pontos. Em seguida, Vila Isabel com 299.5, Beija-flor com 298.9, Grande Rio com 298.3 e Portela com 297.2. As agremiações voltam no sábado (25) para Marquês de Sapucaí para o desfile das Campeãs.

Já na comissão de frente, um show à parte. Sanfonas dançantes “libertavam” a alma do instrumento, símbolo do rei do baião. A sanfona colorida, usada no centro da coreografia, foi importada dos Estados Unidos. Os 15 integrantes da comissão são os mesmos que fizeram o número de mágica em que trocavam de roupas em segundos, em 2010, e os que “perderam a cabeça” no ano passado.

Paulo Barros trouxe sua marca registrada em várias alegorias, abusando de coreografias e em “esculturas vivas”. Na última alegoria, “Asa Branca”, diversos foliões coreografados imitavam pássaros sobrevoando a Sapucaí. Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, neto de Luiz Gonzaga, também desfilou.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira veio como Lampião e Maria Bonita, e estava cercado de guardas armados que faziam coreografias entrosadas com a dança de Marquinho e Giovana. Um dos momentos mais bonitos do desfile da Tijuca, quinta escola a desfilar na segunda noite do grupo Especial do Rio.

O abre-alas representou o setor de desembarque de um aeroporto em que reis de todo o mundo, vivos ou já falecidos, chegam ao sertão para homenagear Luiz Gonzaga. Dom João VI, Elvis Presley, Pelé, Michael Jackson, entre outros, também voltaram a aparecer na terceira e quarta alegorias e na última ala.

Be Sociable, Share!

Comentários

Gracinha on 22 Fevereiro, 2012 at 17:55 #

Não tinha assistido o desfile da Unidos da Tijuca, mas vendo hj as imagens, achei muito lindo, carros belissimos q retratam a cultura nordestina, sem falar é claro da maravilhosa e merecida homenagem ao brilhante e querido Luiz Gonzaga o Rei do Sertão. Parabéns à escola campeã 2012!!!


Carla on 22 Fevereiro, 2012 at 18:40 #

Isso foi uma brincadeira de muito mau gosto! Ano passado em 2011 ela fez um desfile magnífico mereceu ganhar e perdeu. Este ano, fez um bom desfile ante a outras escolas que fizeram um desfile BRILHANTE! LAMENTÁVEL NO PAÍS DO CARNAVAL, DA MULATA, DO FUTEBOL, MAS PRINCIPALMENTE DA CORRUPÇÃO!!!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829