fev
21
Postado em 21-02-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 21-02-2012 13:59

========================================================

deu no jornal “PÚBLICO” (Portugal)

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, está sendo interrogado pela polícia francesa esta terça-feira(21) no âmbito de um caso de prostituição e proxenetismo, no qual é considerado suspeito.

A informação, adiantada por um dos procuradores do caso, está no noticiário de diversas agências e órgãos de comunicação internacionais. Mas o advogado de Strauss-Kahn, Frédérique Baulieu, não quis prestar quaisquer declarações sobre o caso que envolve o seu cliente.

De acordo com a mesma fonte, aquele que chegou a ser um possível candidato às eleições para a presidência francesa, está neste momento sob custódia policial, em Lille, no norte de França, depois de as autoridades terem ouvido várias prostitutas que supostamente tiveram relações sexuais com Strauss-Kahn. No entanto, a mesma fonte adiantou que o antigo ministro socialista garantiu que não sabia que as mulheres em questão eram prostitutas.

Segundo a AFP, Strauss-Kahn será sobre algumas “noites libertinas” nas quais teria participado tanto em Paris como em Washington, com o objetivo de verificar se sabia que estava a ter relações sexuais com prostitutas. Já a Reuters adianta que a polícia quer saber se foram utilizadas verbas de empresas para organizar festas sexuais com prostitutas. A legislação francesa determina que Strauss-Kahn pode ser detido para interrogatório por um máximo de 48 horas, tendo depois disso de ser acusado formalmente.

Os delocamentos teriam sido sido organizadas por empresários da região de Lille e por um responsável de uma sociedade de material médico, assim como o antigo diretor de uma sucursal bancária. A última terá acontecido entre 11 e 13 de Maio do ano passado, aos Estados Unidos, coincidindo com a detenção de Strauss-Kahn no âmbito do caso Sofitel, em Nova Iorque.

Em Dezembro, o ministro francês do Interior, Claude Guéant, um dos homens mais próximos de Nicolas Sarkozy, alimentou a polémica que gira em torno de Dominique Strauss-Kahn, ao revelar que o ex-diretor do FMI e ex-presidenciável dos socialistas foi interpelado pelas autoridades, em 2006, num conhecido local de prostituição de Paris.

Guéant, que devido às sucessivas funções que exerceu na administração pública e no Governo, é um dos melhores conhecedores na França dos pequenos e grandes segredos da polícia, confirmou no final do ano passado, numa entrevista ao Journal du Dimanche, um rumor que corria em Paris há meses: “Sim, ouvi falar dessa história em que o senhor Strauss-Kahn foi interpelado no Bosque de Bolonha por funcionários encarregados da vigilância daquele local durante um controle de rotina”.

O Bosque de Bolonha, uma enorme zona verde situada junto aos bairros chiques da zona oeste de Paris, é um lugar que, à noite, se transforma num local de prostituição. Richard Malka, um dos advogados de Strauss-Kahn, acusou Guéant de “exploração política”. E justificou os fatos: “Na época, Dominique Strauss-Kahn vivia naquela zona. Uma noite, ao chegar a casa, foi submetido a um controle de rotina, nada mais”, explicou. “Aliás, em 15 anos de residência naquela zona, foi controlado diversas vezes, mesmo quando estava na companhia da mulher”, a jornalista Anne Sinclair, explicou à AFP.

O ex-patrão do FMI está já há muito tempo de fora da competição política francesa, depois do escândalo sexual em que se viu envolvido em Nova Iorque, onde foi acusado de tentativa de violação de uma empregada de hotel – um caso que não foi por diante, porque nem sequer chegou a haver acusação, dadas as fragilidades dos argumentos de quem o denunciou. E o que não falta na imprensa francesa são revelações, mais ou menos consistentes, sobre a sua vida sexual.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 21 Fevereiro, 2012 at 20:01 #

Carreira pública encerrada. Depois ainda teve gente achando ruim que, nos EUA, esse cidadão tenha sido algemado. Lamentável mesmo é não ter ficado preso.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829