fev
20

Deu no IG

Portela com o enredo sobre a Bahia e Vila Isabel com enredo em homenagem à Angola foram os principais destaques da primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, nesse domingo (19). A Portela foi a segunda a desfilar e teve a seu favor o samba que contagiou todas as arquibancadas. Já a Vila, desfilando com o dia claro, contou com alas bastante coloridas e uma África cheia de detalhes ao estilo de sua carnavalesca Rosa Magalhães. As duas escolas têm praticamente como certas vagas no desfile das campeãs no próximo sábado (25).

Imperatriz que falou sobre Jorge Amado e Beija-Flor que cantou São Luis do Maranhão também vieram com várias referências à cultura africana. A primeira se inspirou nas obras do escritor baiano mas não conseguiu levantar o público. Enquanto isso, tentando o bicampeonato a agremiação de Nilópolis trouxe navios negreiros, sincretismo religioso e diversas imagens de orixás para a Sapucaí. O resultado foi uma apresentação vibrante levada principalmente pela garra dos componentes da escola confiante em mais uma vitória.

Fugindo da África, Mocidade, Renascer e Porto da Pedra fizeram cada uma um carnaval diferenciado. A Renascer, que estreou no Grupo Especial, abrindo a noite de desfiles, abusou das cores de Romero Britto para recontar em alegorias a trajetória do pintor pernambucano. Era nítida a alegria de seus integrantes por desfilarem na elite do samba carioca.

Já a Mocidade com a bateria que lembrava os velhos tempos e com uma beleza plástica de impressionar os olhos de todos conseguiu um bom desempenho. A Porto da Pedra contou a evolução do leite até o surgimento do iogurte com alegorias bem acabadas e tendo à frente da bateria Ellen Rocche, uma das mais simpáticas rainhas que passaram nesse domingo.

Dentre as sete agremiações, a Vila foi a que terminou seu desfile com o grito de “É campeã”. Para a segunda noite, são esperadas outras fortes concorrentes ao título de 2012. Entre elas, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Mangueira e Grande Rio. A apresentação começa às 21h.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 18:31 #

Enquanto isso, na Bahia, sabe-se lá o motivo, a cantora Daniela Mercury, destaque em desfile que homenageou a sua terra, no sambódromo, é atacada por um membro suplente do Conselho de Cultura, professor da UFBa, de ligações estreitas com o establishment, por supostos fatos ocorridos em janeiro e inocentemente divulgados neste momento.


rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 18:33 #

Correção: “inocentemente”


danilo on 20 Fevereiro, 2012 at 19:53 #

coisas da Bahia, minha nêga.

tamvez valha a pena lembrar aquela máxima de Octávio Mangabeira: “o baiano gasta mil pro vizinho não ganhar um”.

a isso e velho Mangaba chamava de “socialismo de baiano”. que, convenhamos, cabe muito bem ao aspecto do estabilishment atual.


rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 20:05 #

Ah, meu caro, creio, seguramente, existir algo mais, mas estou atualmente sem tempo para um artigo a respeito. Gratuito, tenha a certeza, não foi.


rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 20:08 #

Sugiro a Vitor, em desagravo, colocar um video com Daniela. ” A Cor dessa Cidade sou eu…”


danilo on 20 Fevereiro, 2012 at 20:22 #

não sou muito fã de Daniela. mas, SEM DÚVIDA, ela renovou o carnaval da Bahia. merece respeito.


rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 20:28 #

Sou contra a avacalhação.
Vitor, veja o endereço do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2cPJKj_UF3c&feature=related


danilo on 20 Fevereiro, 2012 at 20:43 #

Caetano polemiza, na maioria das vezes finge polemizar. esculhamba com uns, elogia desmerecudamente outros, e a patuleía da “caetanave” acha tudo liiindo, relevamte, importante. que faz parte do espirito do “menino de Santo Amaro”. mas ninguem mais tem o direito de falar o que pensa. mesmo com equícocos. Daniela foi falar o q pensa e se lenhou.

mas achei maravilhoso a peitada q ela deu publicamente no Terra Magazine, em pleno circuito de Carnaval. Daniela provou que tem personalidade. não é uma Gilmelândia, um Carla Visi. miudinhas nas suas quase insignificâncias.


rosane santana on 20 Fevereiro, 2012 at 20:56 #

Caro Danilo, muito bem colocadas suas palavras. Aliás, suas colocações são superinteligentes, já disse. Mas, o que estou convicta é que os fatos não foram gratuitos. A divulgação, o momento em que as coisas aconteceram, sequer acredito no tom proclamado, com uma Daniela feroz contra Caetano e Gil. Depois, essa febre de celebritismo na imprensa brasileira hoje é aburda. Trabalhei no jornal da Bahia com grandes nomes da cultura baiana, grandes jornalistas, jornalistas brilhantes, intelectuais com todas as letras, e nunca vi nenhum deles ter surto de celebritismo…enfim, … Daniela e sua arte são maiores que isso.


rosane santana on 21 Fevereiro, 2012 at 6:34 #

Observações importantes:
Segundo o sociólogo Anthony Giddens, as celebridades são um fenômeno decorrente da revolução tecnológica, quando os sistemas de comunicação instantânea tornam a vida de um Nelson Mandela mais familiar para nós do que a de nossos vizinhos de porta. No jornalismo, o fenômeno dá-se por um mimetismo em que jornalistas, da mesma forma seduzidos pela possibilidade de virarem notícia com ampla audiência, num mercado altamente competitivo, devido à proximidade com as celebridades (políticos, artistas etc), acabam por se achar, eles próprios, mais importantes do que aquelas, quando não a própria. A consequência mais daninha, e pouco visível para os leitores em geral, é uma perda substantiva do conteúdo jornalístico. Afinal, jornalistas são jornalistas e celebridades são celebridades. Esse “mimetismo” em que o profissional de imprensa “toma o lugar da celebridade” (trata-se de uma ilusão, claro), tornando difícil determinar a fronteira entre os fatos e o ego do profissional, tem se tornado fenômeno corriqueiro nos dias atuais, no Brasil, provocando distorções (ruídos) que prejudicam a informação.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829