fev
18
Postado em 18-02-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 18-02-2012 22:41


=================================================================

CRÔNICA

A terra do comandante Bell

Janio Ferreira Soares

Como esperado, ruas e avenidas da velha São Salvador, até há pouco desertas e amedrontadas por mortes e assaltos acima do padrão baiano de normalidade, agora estão tomadas por uma animada moçada agitando os braços para o ar, felizmente não por conta do temido “mãos ao alto” que prevaleceu por esses dias, mas sim, obedecendo a voz das verdadeiras autoridades baianas quando o assunto é “ joga as mãos pra cima e vai”. Portanto, pelo menos por uns dias, Salvador deixa de ser a cidade do medo e do caos patrocinados por governantes vacilões, policiais rebelados e comandantes sensíveis, para tentar voltar a ser a terra da felicidade momentânea, agora sob os auspícios do general Bell Marques, coronel Durval Lelys e da inventiva bombeira fake Daniela. (Aqui pra nós, acho que a praça e o poeta já foram mais felizes).

O que me preocupa, olhando assim meio de longe, não é apenas o problema da má gestão que atinge Salvador, pois isso se resolve na base do voto. O que me incomoda de verdade é ver a maioria dos soteropolitanos entregando os pontos e se conformando em ser coadjuvante em muitos aspectos onde até ontem éramos, no mínimo, diferentes.

E tome estádios cheios para jogos medíocres, narrados e comentados por camaradas que parecem nunca ter ouvido falar em Armando Oliveira ou Ivan Pedro; e tome apresentadores e repórteres de telejornais que não passam nenhum conhecimento ou firmeza naquilo que falam; e tome livrarias frequentadas por uma galera que dá a impressão de estar ali apenas olhando as figuras enquanto começa algum show de pagode nas proximidades; e tome uma leva de artistas que sequer amarrariam a correia do violão de Tom Zé, mas que, por afagos de velhos tropicalistas que moram longe, dilatam o ego de tal forma que se acham da mesma casta da geração daqueles que os elogiam.

Mas já é Carnaval, cidade, e só nos resta acordar pra ver. Afinal, como disse o prefeito João Henrique em artigo publicado no jornal A Tarde, trata-se “da maior manifestação cultural deste país-continente”. Ômi, quá! Me faça uma garapa.

Janio Fereira Soares, cronista, é secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Paulo Afonso, na margem baiana do Rio São Francisco.

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 19 Fevereiro, 2012 at 9:33 #

Ok!

Já que a Bahia no carnaval restou como hospedaria de Dilma, outrora Lula, e palco de arrecadação de “Mercury”, como poderia ser de “Cadillac”, “Pontiac”, e outros…

Talvez fosse a hora das distraídas autoridades do Fisco, bem como as do Trabalho, verificarem as arrecadações, e consequentes contribuições, bem como os encargos trabalhistas dos “cordeiros” e afins.

Afinal, quem autoriza, quem arrecada, e quem fiscaliza, ou além de Pousada Presidencial a Bahia virou terra de ninguém?

Quanto à segurança, Wagner garante, até deixa de viajar, mas o cidadão comum paga, ou não?

Em sendo comércio, que o seja nos limites da lei e da mercancia.


Marinaldo Mira on 19 Fevereiro, 2012 at 10:17 #

PARABÉNS JANIO PELO ÓTIMO ARTIGO SOBRE O DRAMA BAIANO, E DE SALVADOR ESBURACADA E MALTRATADA; VALE LEMBRAR QUE ALÉM DE BELL, IVETE, DURVALINO E DANIELA, TEM TAMBÉM MÁRCIO VITO DO PSIRICO, QUE DISSE NA MADRUGADA DESTE DOMINGO À UMA PATRULHA DA PM QUE QUEM MANDA AQUI É ELE. É MOLE OU QUER MAIS ?


vitor on 19 Fevereiro, 2012 at 11:05 #

Mira

Bahia em Pauta registra com prazer a sua presença por estas bandas blogueiras.

A porta está aberta, pode entrar que a casa é sua.

Mande notícias (que vc tem muitas) com seu jeito sempre bem humorado e elegante, marcas pessoais de sua presença no jornalismo.

Vitor Hugo, em nome do Bahia em Pauta


Marco Lino on 19 Fevereiro, 2012 at 11:52 #

De fato, muito bom. Parabéns!!


Mariana Soares on 19 Fevereiro, 2012 at 11:57 #

Belo artigo Janio, como sempre! Tenho visto, aqui de longe, pela TV, o carna da Bahia, e é com grande tristeza que ouço tanta bobagem dita por estes pseudos apresentadores, artistas de axé e assemelhados…E pensar que eu já curti carnavais tão deliciosos na Praça Castro Alves, Clube de Engenharia, Jacu e tanta coisa legal que a Bahia já produziu…


Marinaldo Mira on 19 Fevereiro, 2012 at 12:03 #

GRANDE COMPANHEIRO VITOR HUGO; HONRA E GLÓRIA DO JORNALISMO ATUAL E DOS BONS TEMPOS; ABRAÇÃO


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829