fev
12
Postado em 12-02-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 12-02-2012 09:01


Maragogipe, Bahia: un carnaval original
============================================

DICA DO BAHIA EM PAUTA PARA ESTE DOMINGO, 12

Está nabtido o tradicional e original Grito de Carnaval que acontece neste domingo (12). “Teremos policiais municipais, civis e militares, com 22 guardas municipais, viaturas, totalizando mais de 55 homens só no centro da cidade”, disse hoje (10) o secretário municipal de Turismo, Luís Carlos Brasileiro, quando questionado sobre a segurança neste período. “Aqui na cidade está tudo absolutamente tranquilo e a festa será um sucesso já que as pousadas e hotéis da cidade já estão cheias”, comenta Brasileiro.

Com programação de 15h até meia-noite, a festa terá concursos de rei Momo, rainhas e marchinhas, apresentação de mestre-sala, porta-bandeira e passistas da escola de samba carioca Portela, finalizando com um show especial do trio Armandinho, Dodô e Osmar, entre outros. Cerca de 2 mil visitantes são esperados, além da população local do município que tem 44 mil habitantes. No período do carnaval – nos mesmos dias de Salvador – a visitação chega a 40 mil pessoas.

Este ano o Carnaval de Maragojipe ganhou aporte de recursos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), R$ 270 mil reais, via o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com o programa ‘Outros Carnavais’, criado para apoiar manifestações carnavalescas tradicionais. Em Maragojipe, a Secult apóia as atrações que conferem a singularidade e tradição da festa, como os blocos de mascarados, charangas e orquestras. O governo estadual também está na folia com a pavimentação das ruas no circuito de trios elétricos, via Secretaria de Infra Estrutura da Bahia e apoio artístico-turístico da Bahiatursa, empresa pública da Secretaria do Turismo.

A festa maragojipana é considerada excepcional por suas heranças européias e indígena-africanas ainda presentes. “Trata-se da única manifestação cultural espontânea nas ruas da Bahia que ainda guarda as singularidades das máscaras e fantasias dos antigos carnavais, típicos do século XIX e início do século XX”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, autarquia que realizou estudos sobre o bem cultural.

O esforço de dois anos de pesquisas do IPAC foi recompensado com o decreto do governo estadual em 2009 que considerou a festa um Patrimônio Imaterial da Bahia. “Isso possibilita que a festa passe a ter prioridade nas linhas de apoio financeiro, sejam municipais, estaduais, federais ou até internacionais”, destaca Mendonça. Neste ano, a folia terá pela primeira vez, transmissão ao vivo da TV Educativa (TVE) da secretaria de Comunicação do Estado, com cobertura em formato de programa de auditório das 16h até meia-noite.

Bahia em Pauta está partindo para lá, quando der mandamos notícias
(Vitor Hugo Soares)

Com informações da Tribuna da Bahia

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829