Cida e Jairzinho, na Lapa
========================================

CRÔNICA/ ALEGRIA, ALEGRIA

Verão, samba e Jairzinho (o craque)… no Rio

Maria Aparecida Torneros

O verão invadiu a Lapa, novamente, é fevereiro, multidão pelas ruas, bares, restaurantes. Para conseguir uma mesa cheguei duas horas antes, no Carioca da Gema, casa de samba, pra “gringo” nenhum botar defeito.

“Bombou” a noite de sexta, lá fui eu, esperar que a Kátia pegasse no hotel Pestana, os amigos portugueses, que voltam ao frio de Lisboa, no dia seguinte. Não é a primeira vez deles no Rio de Janeiro, mas é sempre uma alegria renovada e sua estréia na nova Lapa.

Entre 19 e 21 horas, a casa estava repleta de botafoguenses. Sim, eles escolhiam seu samba oficial para o carnaval. No júri, uma figura ilustre: Jairzinho, o artilheiro da Copa de 1970. Meus amigos chegaram pelas 9 e meia quando começava o show da casa, e o jogador famoso já tinha ido embora.

Mas, a Cida admiradora dele, claro, foi lá e pediu para tirar foto com o ídolo, avisando que ia enviar para um outro fã dele, que é francês, o Ahmed, que me disse ser apaixonado pela seleção brasileira de 70.

Seu jeito e olhar carinhoso, ele demonstrou, quando me ouviu falar que eu tinha 20 anos naquele dia da vitória inesquecível e que me encontrava em Copacabana, onde, literalmente, pulei, como uma cabrita, na Miguel Lemos.

Respondeu que tem fotos de Copa(cabana), no dia da Copa…rs.. pois lhe deram de presente, ele guarda até hoje, mesmo sabendo que o Brasil inteiro festejou, disse que sabia que Copacabana ferveu naquela data!

Pois é, o samba vencedor do “Bota” conquistou seu chequinho de 5 mil “pilas” e o show da casa começou.

Kátia chegou com Abílio, Rosy e Sofia, caímos no samba. “Amélia que era mulher de verdade”, Quitandeiro, avisa à rapaziada que hoje tem macarronada, a Vida é bonita é bonita, Gonzaguinha, ai, meu Deus, a noite é maravilhosa, na Lapa carioca, dá pra pular como há 40 anos atrás…rs…

Vamos que vamos, a garotada, gente de pele bronzeada, os “gringos” sambando em francês, em inglês, em italiano, em “espanhol”, aí, passo um email também pra minha amiga Penha, chefe da torcida Tulipas Vascaínas, avisando que tirei foto com o Jairzinho para fazer inveja no Ícaro Moreno, meu ex-chefinho da EMOP, botafoguense doente…rs… mando cópia pra ele, que imediatamente, na madrugada, responde…”quero ver essa foto” , coisa de gente antenada, ligada em samba e em futebol, como cabe ser a todo brasileiro ou brasileira que se preza…

Na manhã seguinte, meu querido Ahmed também responde, desde Paris, onde ele me conta que faz menos 6 graus, e me agradece a foto, cheia de “calor” brasileiro, que lhe mandei… Esclarece que o Jairzinho é o jogador de quem mais gosta!

Acertei na mosca, ou melhor, ela me acertou…pois me levou para testemunhar a festa preto e branca no Carioca, e não é que, eu estava com um vestido preto de bolas brancas…. coincidência ou premonição?

Amei a festa, amei desejar saúde ao Jairzinho, amei agradecer a ele novamente pelo grande artilheiro que é nosso, é do Brasillllllllll… hummm… Viva o samba e a Copa de 70

Cida Torneros, jornalista e escritora, mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Mulher Necessária

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 5 Fevereiro, 2012 at 14:28 #

Viva a Bahia, também tem um delicioso carnaval, tô torcendo que as coisas melhores em os foliões curtam a festa aí com muita segurança! bjs mil! Cida Torneros


Laura on 5 Fevereiro, 2012 at 21:49 #

Que delicia Cida… dá para sentir o calor e astral do Rio em suas palavras.

As bandas de cá andam esquecidas e tristes… tem esta greve estranha que acontece, mas o problema é muito maior e vem de antes… Salvador anda entregue, feia, esburacada, a prefeitura só faz propaganda tem ua ridícula que diz “dá pra ver, dá pra ver que mudou…” e mudou mesmo para muito pior . A outra que passa insistentemente anuncia que todo mundo que pagar o iptu até 06/02 vai ter desconto…

Estamos reféns, completamente reféns e não é dos policiias grevistas, nem dos bandidos de rua… estamos reféns destes governantes corruptos, da falta de compromisso com a cidade, co os soteropolitanos e com o bem comum.
Eu queria falar da delicia do seu artigo e acabei fazendo um desabafo.

Que bom que o Rio vive um bom momento. Salvador esta refém!

Bjos!


Sônia on 6 Fevereiro, 2012 at 22:46 #

Bela crônica da Cidade Maravilhosa!
Bjs com gosto do carnaval…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829