Hollande:”credibilidade de Sarkozy posta em causa”
===============================================
O corte do ‘rating’ a França pela agência Standard & Poors, que lhe retira o estatuto de paÃses com nota máxima, põe em causa a polÃtica seguida desde 2007 pelo Presidente Sarkozy, afirmou hoje o candidato socialista à s presidenciais.
“É a credibilidade da estratégia levada a cabo desde 2007 que foi posta em causa”, disse na sede de campanha François Hollande, depois de a França ter perdido, a 100 dias da realização das eleições presidenciais, a notação máxima devido ao risco para o paÃs do alastramento da crise do euro.
O candidato socialista sublinhou que Nicolas Sarkozy tinha feito da preservação desta classificação “um objetivo da sua polÃtica e, até mesmo, (…) uma obrigação do Governo” que o levou a aplicar “dois planos de rigor em quatro meses”.
“Essa batalha, e eu lamento, foi perdida”, frisou o candidato socialista, que acusou o Governo de “falta de coerência, constância e, principalmente, de visão”.
O favorito nas sondagens na corrida à s próximas eleições presidenciais, situando-se um pouco à frente de Sarkozy, observou que o déficit da França aumentou “significativamente” durante o mandato conservador, enquanto a “dÃvida atinge um recorde histórico” de 600 mil milhões de euros adicionais desde 2007.
“É a nossa competitividade que enfraqueceu, com um défice comercial de 75.000 milhões de euros”, disse Hollande, que classificou de grave a perda de ‘rating’ pela França, acrescentando que são “os franceses que se arriscam a pagar as consequências deste degradação”.