Prédio em ruinas no centro da capital baiana
========================================================
DEU NO SITE HISTÓRIA VIVA

Por Heloísa Broggiato
( Arquivo do Escritório de Referência do Centro Antigo – Secult/World Monuments Fund )

O centro histórico de Salvador entrou na lista de monumentos em risco de deterioração elaborada pela World Monuments Fund (WMF). Desde 1996, essa organização privada e independente faz uma relação dos sítios do patrimônio mundial em risco, que é divulgada a cada dois anos. A edição de 2012 inclui 67 deles, distribuídos entre 41 países e territórios. O centro de Salvador é o único brasileiro.

A vantagem de ter seu nome incluído nesse rol é que o alerta serve também para reunir investidores interessados em proteger o patrimônio e a WMF se responsabiliza por buscar formas de financiamento para realizar as obras necessárias.

Já há um plano de revitalização para a área, capitaneado pelo governo da Bahia, com investimentos públicos e privados de mais de R$ 600 milhões. A intenção é recuperar o centro histórico até 2014, quando a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo. A WMF deve trabalhar em parte desses projetos.

Além do centro de Salvador, constam da relação a cidade de La Plata, na Argentina, o Jardim Botânico de Lisboa, um edifício da Quinta Avenida de Nova York, as linhas de Nazca, no Peru, e monumentos históricos do Japão que foram atingidos pelo tsunami.

Heloísa Broggiato é jornalista, tradutora, cientista política e mestre em política internacional e segurança pela Universidade de Bradford, na Inglaterra

Be Sociable, Share!

Comentários

Marcos Nogueira on 9 Janeiro, 2012 at 21:06 #

Texto bem elaborado, curto e revelador.
1º- A Cidade do Salvador tem o único centro histórico relacionado como patrimônio em risco de deterioração. RISCO? SERÁ QUE PRECISA SE DETERIORAR MAIS?
2º – A vantagem será a de “atrair investidores”… AH, ENTENDI TEM GENTE MUNDO AFORA QUE “INVESTE” NO CÁOS E DESGRAÇA ALHEIA.
3º – Finalmente a realidade vem à tona. Para um evento de cinco ou seis dias em 2014, serão destinados “mais de R$ 600 milhões” (cem milhões por dia de Copa), nos bolsos de quem? de quem? de quem cara pálida?


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2012
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031