=======================================================
Deu no PÚBLICO, de Portugal

Kim Jong-un, o “Sol do séc. XXI”, é o mais jovem líder mundial. Com 28 anos (ou 27, não se sabe ao certo), o “líder supremo” da Coreia do Norte encabeça a lista dos dez únicos chefes de Estado ou de Governo com idades inferiores a 40. Lideram ditaduras, democracias, monarquias, repúblicas, países em crise, novos países e velhas nações.

Com que idade se chega ao poder? Em Portugal, poder-se-ia dizer que aos 46. Foi com essa idade que Sá Carneiro, António Guterres, Durão Barroso e Passos Coelho tomaram posse como primeiros-ministros. O mais novo do pós-25 de Abril foi Carlos Mota Pinto, com 42. O mais velho, Mário Soares – 51. Nos EUA, Barack Obama foi posto em causa na corrida à Presidência, que assumiu com 47 anos, por ser “demasiado novo”.

A questão das idades dos líderes políticos volta a propósito da nomeação de Kim Jong-un como “líder supremo” da Coreia do Norte, potência nuclear muito fechada que fez do comunismo uma dinastia. O que se sabe do filho mais novo de Kim Jong-il, o “Querido Líder” que morreu a 17 de Dezembro, é pouco: conhecem-se os estudos na Suíça e pouco mais. Nem a idade é certa: talvez tenha nascido em 1983, ou talvez em 1984.

A comunidade internacional está apreensiva com a sua ascensão ao poder, dada a inexperiência política e a aparente incapacidade para lidar com a luta interna que, segundo os analistas políticos, deve estar a ocorrer na hierarquia militar do país e no Partido dos Trabalhadores da Coreia. Kim Jong-un destoa no plano internacional pela idade. Mas não está só. Há mais nove líderes mundiais atualmente no poder que têm menos de 40 anos. São os únicos.

Jovem e imprevisível

Jigme Khesar Namgyal Wangchuck era, desde 2006, o mais novo chefe de Estado do planeta. O rei do Butão, monarquia constitucional nos Himalaias, nasceu em 1980. Tem 31 anos.

No início do reinado, tinha 26. A juventude, no entanto, não é novidade no também jovem Butão (independente desde 1949): o pai de Jigme Khesar Namgyal Wangchuck, Jigme Singye Wangchuk, começou o reinado com 16 anos.

No Butão existem pouco mais de 700 mil pessoas. A tenra idade do rei butanês não chegou a preocupar a comunidade internacional. A importância do país é “nenhuma”, atesta Carlos Gaspar, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, ao PÚBLICO. “Vive do turismo – e com contingentação de turistas. Os chineses ainda compram aquilo, para aumentar a fronteira e a pressão sobre a Índia.”

O caso da Coreia do Norte é completamente diferente e “imprevisível”. “Ninguém sabe verdadeiramente o que se passa e a transição foi muito rápida. Fez-se em apenas dois anos. Kim Jong-il teve dez anos para se preparar”, lembra Carlos Gaspar, alertando para a “situação de instabilidade muito grande” vivida no país, que pode culminar em guerra civil. “Se passar a uma ditadura militar, é uma melhoria. Seria estável e previsível. Agora, é um regime comunista sultânico sem uma regra previsível de sucessão.”

Os norte-coreanos não deixaram passar para o exterior qualquer sinal de fragilidade do regime. Kim Jon-un foi nomeado como novo “líder supremo do Partido, do Estado e do Exército” sem contestação pública. Antes, tinham-no baptizado de “Sol do séc. XXI”, numa actualização do epíteto dado ao avô, Kim Il-sung, “Sol” da Coreia do Norte.

Sol, Mercúrio, Vénus, Terra…

Kim Jong-un é o líder político com menos de 40 anos que mais atenção capta, como o Sol no sistema solar. Toda a comunidade internacional está a olhar para a Coreia do Norte – e assim vai continuar. Em alguns casos, é uma questão de sobrevivência – preocupação que não se aplica a países como o Butão ou San Marino.

Se a lista dos dez líderes mundiais mais jovens for disposta num sistema idêntico ao sistema solar, com Kim Jong-un no centro, a fazer de Sol como os conterrâneos pretendem, e os restantes líderes a afastarem-se à medida que a idade aumenta, então o rei butanês (31 anos) ocuparia o lugar de Mercúrio. O capitão-regente de San Marino, Matteo Fiorini (33 anos), estaria no lugar de Vénus e o primeiro-ministro do Montenegro, Igor Lukši? (35 anos), no da Terra. E daí para a frente

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2012
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031