Lionel Messi: o nome do jogo/IG
==============================================================

DEU NO IG

Barcelona e Messi confirmaram neste domingo, em Yokohama, no Japão: são os melhores do mundo. Com atuação apática de Neymar, e um Santos retrancado e perdido em campo, os espanhóis tocaram a bola, colocaram os brasileiros na roda e confirmaram o favoritismo vencendo por 4 a 0, dois de Messi.

Com 23 minutos já estava 2 a 0, com duas falhas do zagueiro Durval – Muricy Ramalho optou por um esquema com três zagueiros, deixando Elano no banco. Foi o segundo título mundial do Barcelona e o Santos perdeu uma decisão destas pela primeira vez.
E MAIS: Final na Vila Belmiro tem Messi xingado e cornetadas na TV Globo

O duelo Messi x Neymar, que fez a partida ser chamada de “jogo do século”, não aconteceu porque o brasileiro esteva nervoso em campo, assustado com a pressão por ser “o cara”, aos 19 anos, em uma final de mundial contra os melhores do mundo. Messi estava calmo, sereno, dando as arrancadas fantásticas e passes precisos. Com um Xavi (que até hoje só não foi escolhido o melhor do mundo porque existe Messi) inspirado, o Barcelona fez o Santos parecer um time de juvenis.

O Santos só conseguiu tocar passes pela primeira vez aos cinco minutos e chutar aos 26, quando já perdia por 2 a – Borges finalizou e Valdés defendeu. Pouco antes, com 20 minutos, o Barça tinha tido 74% da posse de bola, mostrando sua principal característica e que Muricy Ramalho não conseguiu neutralizar com a ideia de fazer marcação pressão na saída de bola espanhola.

Leia mais sobre o jogo e a conquista do Barcelona no IG:

www.ig.com.br

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 18 dezembro, 2011 at 13:02 #

Não tenho o hábito de assistir partidas de futebol e, quando lia jornais impressos, o caderno de esportes ia primeiro pro lixo, quando não ficava na banca de revistas. Na infância e adolescência, levada por parentes próximos, cheguei a frequentar semanalmente a Fonte Nova, e deixei de fazê-lo quando fui percebendo que os gols foram, paulatinamente, desaperecendo das partidas. Já adulta, convivi com cartolas do futebl baiano e amigos muito chegados, que ficaram milionários com o negócio do futebol, matéria na qual me considero analfabeta, mas sei que se tornou uma das “indústrias” mais rentáveis do capitalismo global. E aí está o ponto onde quero chegar, depois de assistir a partida entre o Barcelona e o Santos, para não ficar de fora do assunto do dia. Bem, nem é preciso dizer que a superioridade da equipe espanhola, mesmo para analfabetos em futebol como eu, ficou evidente do princípio ao fim do jogo, bem como a genialidade de Messi, que deixa no chinelo certos mitos recentes do futebol brasileiro, como Romário, Ronaldinho, o fenômeno, e o iniciante Neymar. Depois da avassaladora e estonteante vitória do Barcelona sobre o Santos (este elite do futebol brasileiro) chego a conclusão de que o atual futebol praticado no Brasil não é mais aquele. Não é nem o segundo do mundo, que dirá o primeiro. Como negócio extremamente rentável em que, naturalmente, muito dinheiro está em jogo, vive de alimentar mitos, pratica naturalmente percebida por quem se der o trabalho de, diante da televisão, observar a dicotomia entre o narrador e as imagens do que vai em campo, além do contorcionismo de comentariatas na hora de explicar a péssima atuação dos supostos gênios. Francamente, definitivamente não dá pra dizer que Neymar é um gênio. Também não vale a desculpa de que não é culpado da sua péssima atuação, porque em duas oportunidades teve a bola na frente do gol e não concliu satisfatoriamente a jogada, que aos pés de um Messi terminaria com a bola no fundo da rede. O que existe hoje no futebol brasileiro como parte de um esquema milionário, certamente é a conivência entre cartolas, jogadores e a imprensa para alimentar mitos na “pátria em chuteiras”, como bem o definiou Nelson Rodrugues.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2011
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031