No senado Nelson Sargento e Lídice dialogam
=============================================================
Dois projetos de lei em benefício de compositores foram tema de audiência da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) com o sambista Nelson Sargento nesta quarta-feira (14). Uma das propostas garante aos compositores o seguro-desemprego (PLS 211/2010), enquanto a outra reconhece o exercício da atividade de músico como profissão artística (PLS 563/2009).
Lídice entende que o Brasil precisa proteger melhor os compositores que, em suas palavras, “garantem alegria e identidade cultural ao país”. Na justificação do PLS 211/2010, da ex-senadora Marisa Serrano, consta estimativa apresentada pelo Ministério da Cultura segundo a qual de 80% a 85% dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões em atividade no país estariam em situação de desemprego, “configurando uma taxa absolutamente anormal”.
Em seu relatório apresentado ao PLS 211/2010 na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) afirma ainda que “a informalidade é amplamente predominante no mercado de trabalho, de modo que a grande maior parte desses trabalhadores jamais reúne as condições estabelecidas por lei para obtenção do seguro-desemprego”.
Para Lídice da Mata, a melhor forma de remediar essa realidade é concedendo o seguro-desemprego especial:
– Em uma audiência pública da CE ficou clara a necessidade de protegermos o talento e a mão-de-obra da área da cultura – disse, após a reunião com Nelson Sargento, de 87 anos.
O PLS 211/2010, que recebeu parecer favorável na CE, agora será relatado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão
(Informações da Redação / Agência Senado )