Luislinda Valois:promovida a desembargadora
==========================================================

DEU NO CORREIO

Da redação

Em sessão ordinária realizada ontem (6), em Brasília, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a juíza baiana Luislinda Valois fosse promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O CNJ utilizou como argumento principal o critério de antiguidade para a concessão da promoção. O relator do caso, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, e todos os demais conselheiros decidiram de forma unânime em prol do requerimento.

“É o reconhecimento da luta de uma mulher negra, rastafári, que conseguiu sair vitoriosa deste processo. É uma conquista para o povo negro da Bahia”, afirmou Luislinda, primeira juíza negra do Brasil. Desde agosto de 2010, ela ocupava o cargo de desembargadora substituta no TJ. Com a proximidade da aposentadoria compulsória, a nomeação de Valois como desembargadora titular poderia não ocorrer.

De acordo com a juíza, que acompanhou toda a audiência, o Tribunal deverá agora organizar a data da posse e a cerimônia oficial.

Sobre Valois
Valois foi a primeira juíza negra a proferir uma sentença contra o racismo no Brasil. Ela trabalhou no interior baiano até ser promovida para Salvador, em 1993. A juíza foi a responsável por reativar dezenas de Juizados Especiais em municípios da Bahia e criou e instalou a Justiça Itinerante e o Juizado Itinerante Marítimo.

Be Sociable, Share!

Comentários

Sônia Regina Gobbo de Souza on 29 dezembro, 2011 at 10:15 #

11:50 hs., quinta-feira, 29/12,2011 e acbei de assistir a reportagem no Hoje Em Dia, um exemplo de “SUPERAÇÃO” da Excelentíssima Juíza Luislinda!!! Parabéns com todo o meu carinho e admiração! Exemplo como este, traz à tona, renova a força interior e reativa ânimos adormecidos e nos traz vontade forte de viver com garra e determinação. Quisera eu poder, abraçá-la pessoalmente e expressar da forma mais pura e simples, toda a minha emoção ao parabenizá-la por tão grande e único feito! Que Deus esteja à frente de todas as Vossas decisões e na direção do Vosso caminho de justiça! Com todo o meu carinho, Sônia Regina Gobbo – Caratinga – MG.


Sônia Regina Gobbo de Souza on 29 dezembro, 2011 at 10:18 #

11:50 hs., quinta-feira, 29/12/2011 e acabei de assistir a reportagem no Hoje Em Dia, um exemplo de “SUPERAÇÃO” da Excelentíssima Juíza Luislinda!!! Parabéns com todo o meu carinho e admiração! Exemplo como este, traz à tona, renova a força interior e reativa ânimos adormecidos e nos traz vontade forte de viver com garra e determinação. Quisera eu poder, abraçá-la pessoalmente e expressar da forma mais pura e simples, toda a minha emoção ao parabenizá-la por tão grande e único feito! Que Deus esteja à frente de todas as Vossas decisões e na direção do Vosso caminho de justiça! Com todo o meu carinho, Sônia Regina Gobbo – Caratinga – MG.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2011
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031