Lampião sem Maria Bonita…
—————————————————–
…e o livro proibido sobre o cangaceiro
==================================

DEU NO UOL

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.

Pedro de Morais informou que recorrerá da decisão e afirma que lançará o livro na próxima semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Aracaju. “Eu estudo sobre Lampião há muitos anos. Juntando artigos, revistas… Não tenho nada contra a homossexualidade, eu citei como um fato histórico”, justificou o autor.

“Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antrópologo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese. “Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro”.

O autor frisou que a visão “romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz.

De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita.

Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou.

Biografias e censura

O escritor Ruy Castro teve o livro “Estrela Solitária: um Brasileiro Chamado Garrincha” impedido de circular por 11 anos. No livro, ele dava a dimensão do falo do ex-jogador, o que fez com que as herdeiras de Mané Garrincha entrassem com uma ação na Justiça.

Um livro escrito por Paulo Cesar Araújo com a biografia não autorizada do cantor Roberto Carlos, lançado em 2006, também causou polêmica. Em janeiro de 2007, o artista entrou na Justiça contra o autor da obra, alegando invasão de privacidade. No mesmo ano, o cantor conseguiu impedir a comercialização da biografia e que fossem apreendidos 11 mil exemplares.

Dois projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados propõem permitir que o leitor brasileiro tenha acesso irrestrito a informações biográficas de figuras públicas. Os projetos dos deputados Newton Lima (PT-SP) e Manuela D’Ávila (PC do B-RS) acabam com a proibição às biografias não autorizadas.

Be Sociable, Share!

Comentários

Paulo Luis Dias, Mariana Mendes on 30 novembro, 2011 at 8:46 #

Até aceitaria a possbilidade que Lampião fosse gay se não fosse pernambucano – fosse baiano. Ó meu rei.!!!


José Bezerra on 26 dezembro, 2011 at 16:30 #

Peço que publiquem o artigo que escrevi sobre as invencionices do livro desse senhor sobre Lampião e Maria Bonita, sem nenhum fundamento nos fatos e na História. Segue o link abaixo:
http://lampiao-cangaco.blogspot.com/


Archimedes Marques on 8 Fevereiro, 2013 at 5:41 #

Sou delegado de Polícia no Estado de Sergipe e também estudioso no assunto cangaço, razão pela qual escrevi o livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, uma obra que refuta as invencionices contidas no livro LAMPIÃO O MATA SETE do juiz aposentado Pedro de Morais, também daqui de Sergipe, que levianamente e sem apresentar provas algumas, diz que Lampião era homossexual e Maria Bonita uma mundana adúltera, mantendo os dois uma relação em triângulo amoroso com o cangaceiro Luis Pedro, dentre outros impropérios…

Para maiores informes sobre o meu livro refutação que vem fazendo sucesso sugiro que acessem o blog http://www.cangacoemfoco.jex.com.br

Atenciosamente,

Archimedes Marques


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930