Greve: Adesão quase total nos transportes pára Lisboa
=================================================
DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (LISBOA)
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do setor ferroviário anunciou que a adesão à greve é de 98 por cento nas empresas CP, REFER, CP-Carga e Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF).
“Com uma adesão de 98% (excluindo os trabalhadores que foram indicados para a realização dos chamados serviços mínimos) na CP, CP-Carga, REFER e EMEF, assiste-se a uma forte perturbação na circulação ferroviária em todo o País, incluindo na FERTAGUS”, refere o sindicato.
O documento salienta que em alguns locais, como por exemplo na estação da Pampilhosa, foi a intervenção das forças policiais que permitiu a substituição de trabalhadores em greve, ou seja, “as forças policiais intervieram para permitir uma ilegalidade”.
O sindicato denuncia ainda que na estação de Caíde, um sargento da GNR, numa ação de pressão sobre o piquete de greve, agrediu um dirigente do sindicato.
A greve geral convocada para hoje em Portugal pela CGTP e UGT, para protestar contra as medidas de austeridade decretadas pelo governo, está a “registar forte adesão”, de acordo com informações transmitidas pelas duas centrais sindicais.