=======================================
O correspondente da BBC em Beijin, Demian Grammaticas, informa que o artista dissidente chinês Ai Weiwei, preso pelo Partido Comunista da China, no início deste ano, conseguiu arrecadar somente esta semana, através de uma campanha feita pelos simpatizantes dele na Internet , o equivalente a 740 mil euros para pagar a multa de US$ 2,4 milhões, com vencimento na próxima terça-feira, dia 15, cobrada pelo governo chinês, que o acusa de desvios fiscais.

Ai Weiwei é conhecido como autor do desenho do Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro, onde foram realizadas as Olímpiadas de 2008, e tem sido perseguido pelo governo chinês, por ser um crítico contumaz do Partido Comunista. Cerca de 26 mil pessoas aderiram à campanha, que já arrecadou mais da metade do dinheiro necessário para dar andamento aos procedimentos legais de defesa do artista, em pouco mais de uma semana, com uma mobilização por meio de microblogs e twitters, já que na China não há facebook. Os simpatizantes estão convencidos de que a demanda por impostos é uma tentativa de silenciar o artista, que promete resistir.

“Cultura de internet saudável”

Próximo à cidade de Linyi, outra campanha pela internet vem preocupando as autoridades chinesas. Desta vez, para libertar o advogado autodidata Chen Guangcheng, cego, em prisão domiciliar forçada, junto com sua família, depois de ficar quatro anos preso, por organizar um grupo para perturbar o tráfego e causar danos à propriedade em protesto contra uma campanha de abortos forçados pelas autoridades locais. Na China, o controle da natalidade é exercido com mão de ferro pelo governo.

Neste sábado, dia do aniversário de Chen Guangcheng, simpatizantes vão tentar aproximar-se mais uma vez de sua residência. Todos aqueles que tentam chegar até ele são interceptados por guardas posicionados ao redor da vila onde ele mora e muitos já foram espancados. Ainda assim, resistem, articulando-se pela internet e por telefones celulares.

A questão de como controlar centenas de milhões de usuários de microblogs na China parece estar se tornando cada vez mais uma dor de cabeça para o Partido Comunista, segundo o correspondente da BBC, como demonstram as manifestações em favor de Ai Weiwei e Chen Guangcheng.

Tradução para o Bahia em Pauta da jornalista Rosane Santana, a partir de informações do correspondente da BBC News, em Beijin, Demian Grammaticas.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930