nov
05
Postado em 05-11-2011
Arquivado em (Artigos) por vitor em 05-11-2011 21:57


======================================================

Deu no jornal digital Brasil247

Manuela Meneses

Inspirado nas palavras ousadas de Truman Capote surgiu no cinema um dos maiores ícones de elegância e estilo da década de 60. “Bonequinha de Luxo”, o livro e o filme, nasceu em 1961 e agora, para comemorar seus 50 anos de aniversário de lançamento, a Academia de Hollywood prepara alguns produtos especiais. A editora Zahar está lançando o livro “Quinta Avenida, 5 da Manhã – Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo e o Surgimento da Mulher Moderna”, com tradução de José Rubens Siqueira. A obra escrita pelo jornalista Sam Wasson revela detalhes dos bastidores do longa que causou muita discórdia entre os produtores antes de tornar-se pedida obrigatória entre cinéfilos.

Se dependesse da vontade de Capote, a adaptação para o cinema de seu livro, que emprestou nome ao filme, seria protagonizado por ninguém menos que Marilyn Monroe. O escritor e jornalista preparou o romance inspirado na beleza da loira. Com a recusa de Marilyn, os produtores precisavam de uma segunda opção para o papel de Holly Golightly, a interiorana que cria uma persona inovadora para brilhar nas ruas de Manhattan. Com a escolha de Audrey Hepburn para estrelar a película, os produtores questionaram sua pequena e delicada estatura, mas bastaram óculos escuros grandes, vestidos da Givenchy, luvas negras, pérolas e piteira para transformá-la em tendência entre as mulheres modernistas. Além de curiosidades como esta do período de gravações, o livro relata como o filme transformou a moda, a liberdade feminina e a indústria cinematográfica.

A segunda fase das comemorações será celebrada por relíquias do estúdio Paramount, que lança uma caixa de DVDs com discos repletos de extras, making of, fotos, livro e uma carta assinada pelo diretor e cineasta Blake Edwards. O estúdio também prepara uma versão restaurada do filme em formato digital. A edição em HD começa a ser produzida no fim de julho em Beverly Hills.

Bonequinha de Luxo conta a história de uma bela jovem independente e festeira que circulava como acompanhante entre os mais poderosos da alta sociedade nova-iorquina. No filme, a ‘bonequinha de luxo’ ganha atenção de homens influentes sem envolver-se emocionalmente, até encontrar um escritor quebrado, por quem acaba se apaixonando. O filme foi premiado em 1962 com o Oscar nas categorias de melhor trilha sonora – comédia/drama e melhor canção original.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930