A Scotland Yard deteve mais um jornalista do grupo midiático de Rupert Murdoch, a News International. Trata-se de um editor do tablóide “The Sun”, que é suspeito de ter pago subornos a agentes da polícia, para conseguir informações confidenciais como contatos da família Real britânica.

O suspeito é Jamie Pyatt, adianta o Guardian. O jornalista, de 48 anos, é editor do noticiário local do The Sun, onde trabalha desde 1987. É o sexto a ser detido na sequência da “Operação Elveden”, montada em Julho para investigar acusações de que estavam a ser alvo elementos da polícia e jornalistas da cúpula do News of the World.

A polêmica foi fatal para o semanário, que também fazia parte da carteira de títulos da News International. Desde então, a investigação da Scotland Yard às atividades ilícitas dos jornais no Reino Unido obrigou a levar para o terreno mais duas operações – intituladas “Weeting” e “Tutela” –, que resultaram na detenção de 16 pessoas, por escutas ilegais de telefones.

A News International recusa comentar a detenção de um dos seus funcionários. A própria Scotland Yard não confirma o nome de Jamie Pyatt, como avança o Guardian. A polícia metropolitana de Londres reconhece apenas ter detido um homem de 48 anos, por suspeita de corrupção, no âmbito da “Operação Elveden”.

De resto, sabe-se que o suspeito foi interceptado fora da capital britânica, nesta sexta-feira de manhã. Foi levado para uma delegacia do sudoeste londrino, aonde chegou por volta das 10h30.

A detenção acontece um dia depois de a Scotland Yard ter confirmado que o número de vítimas de escutas ilegais envolvendo jornais ascendia às 5800, mais duas mil do que as que tinham sido admitidas anteriormente. Quanto aos subornos, que se mantiveram durante “vários anos”, a quantia recebida pelos agentes da polícia está estimada em 130 mil libras (151 mil euros).

(Com informações do PÚBLICO, de Portugal)

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 5 novembro, 2011 at 7:42 #

Precisamos fazer coisas assim no Brasil…a mídia é também um antro de corrupção e suborno, negociatas e chavecos!! por aqui…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930