Porta-voz bebe a água de Fukushima/Reuters-BBC
============================================

Um porta-voz do governo japonês bebeu nesta terça-feira água descontaminada recolhida de uma das instalações nucleares de Fukushima, depois de ter sido desafiado por jornalistas a mostrar que esta não apresentava perigo.

Yasuhiro Sonoda, porta-voz do Governo no Parlamento japonês, colocou a água num copo com uma mão um pouco trémula. Bebeu um primeiro gole de água, quase bochechou e de seguida, mais confiante, engoliu o que restava no copo de um só trago. O gesto dramático foi feito numa conferência de imprensa transmitida pela televisão, mostram imagens no site da emissora britânica BBC.

A água tinha sido retirada debaixo de dois reatores nucleares, e foi depois descontaminada para ser usada por exemplo na rega de plantas. Os jornalistas questionaram repetidamente a segurança do uso da água.

No entanto, mesmo depois de a beber, Yasuhiro Sonoda sublinhou: “Apenas beber [esta água] não quer dizer que a segurança tenha sido confirmada. Apresentar dados ao público é a melhor maneira”.

O Governo prepara-se ainda para autorizar pela primeira vez jornalistas a visitar o complexo nuclear de Fukushima desde o terremoto e tsunami de 11 de Março, num sinal de maior confiança na segurança das instalações, comenta a BBC. Ainda há uma zona de exclusão de 20 quilómetros em volta do local.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930