out
16

Refrigerante diet: cuidado com ele!
=========================================

DEU NA REVISTA DIGITAL TERRA MAGAZINE

Lecticia Cavalcanti

De Recife (PE)

“Senhora dona Lecticia, meu melhor saudar!”. Assim, com emoção e graça, o grande jornalista Duda Guennes começava seus e-mails. E foram muitos os que recebi, nesses últimos anos. Algumas vezes, generoso como era, só elogiando a coluna. Outras, com observações e informações sobre o texto. Outras ainda, para sugerir temas, entre eles: Doces e licores conventuais, Dicas caseiras que podem ser úteis, Rolhas de Cortiça, Almêijoas a Bulhão Pato, O segredo da Cebola, Festival de Peixe em Lisboa, Pesca do bacalhau, As 7 maravilhas gastronômicas de Portugal. O último, dois dias antes de vir “a indesejada das gentes”, palavras de Manuel Bandeira, “Os 10 piores alimentos de todos os tempos para a saúde”. A partir de lista divulgada pela nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook – da Organização Internacional de Consultores de Nutrição, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular e da Sociedade Canadense de Medicina. Como homenagem ao amigo querido, segue essa relação que me enviou:
1º lugar: Refrigerante Diet. “O pior alimento de todos os tempos”, diz Dra. Michelle. Segundo ela, como se não bastassem todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, agora rebatizado como “AminoSweet” – produzindo “efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer, síndrome da fatiga crônica, epilepsia, esclerose múltipla”. Sem contar serem capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva, tontura.
2º lugar: Refrigerante. Segundo pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar (150 calorias), entre 30 e 55 mg de cafeína, corantes artificiais e sulfitos”. Não fosse pouco, “a bebida é muito ácida, ruim para rins e ossos”.
3º lugar: Donuts. Por possuírem grande quantidade de gordura trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, provocam doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.
4º lugar: Cachorro-quente. O vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio – substância cancerígena que “pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino”. Além de hipertensão.
5º lugar: Bacon. Seu consumo “aumenta o risco de doenças cardíacas em 42%, e de diabetes em 19%”. Estudo da Universidade de Columbia descobriu, mais, que pode provocar doenças pulmonares.
6º lugar: Salgadinhos de batata. Não tem vitaminas, nem minerais, só gorduras. “Não têm nenhum benefício nutricional”.
7º lugar: Batata frita. Rica em gorduras trans e em acrilamida, “uma das mais potentes substancias cancerígenas, que aparecem quando as batatas são aquecidas em altas temperaturas”.
8º lugar: Pizza. Apesar de entrar nessa lista, nem todas as pizzas são nocivas à saúde. Só as congeladas, vendidas em supermercados, por serem ricas em conservantes. O vilão dessa pizza é a farinha branca usada na sua massa, “logo absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro”.
9º lugar: Salgadinhos de milho. Por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue. E não aproveitam as fibras do milho, tão benéficas à saúde.
10º lugar: Sorvete. Normalmente contem açúcar, aromatizante artificial, corantes e gordura trans, aumentando o nível do colesterol ruim.
Obrigada, amigo Duda, no céu estrelado em que você hoje se encontra. E, se puder, pergunte ao Homem, aí pertinho, como é que ele inventa coisas boas (como batata frita, cachorro quente, pizza, sorvete) e, ao mesmo tempo, decide que isso vai fazer mal a nossa saúde. Porque sempre imaginei o paraíso como um lugar onde você pode comer de tudo. Sem riscos de engordar ou ter enfarte Achando bom, pois. E sem contra-indicações ou culpas. A menos que se trate só de mais uma tentação cruel, para testar os cristãos de hoje, substituindo a velha maçã. Seja como for, e assim que tiver a resposta, por favor peça ao Steve Jobs para inventar um computador celestial capaz de me passar essa mensagem. Os leitores agradecerão, penhorados. Saudades de Duda.

Lecticia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360graus.
Fale com Lecticia Cavalcanti: lecticia.cavalcanti@terra.com.br

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2011
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31