Jovens na marcha contra a corrupção em Salvador
Foto BP/Marcia Dourado

=========================================

MARCIA DOURADO

De Salvador

Hoje, 12 de outubro de 2011, Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil – e Dia das crianças, foi também o dia escolhido para mais um brado indignado contra a corrupção no Brasil.

Em Salvador, a caminhada tinha todos os ingredientes para um fiasco: mar convidativo em um dia de muito sol; programações especiais nos parques e zoológico para a criançada, que certamente estavam acompanhadas dos pais, e o horário das 14 horas, com sol e temperatura mais elevados.

Surpreendentemente centenas de pessoas compareceram e de repente mais de 1000 pessoas – cálculos do amigo engenheiro Antonio Tonhá, se reuniram em frente ao Cristo rumo ao Palácio de Ondina – residência oficial do Governador da Bahia, e também, final da caminhada.

Os participantes, em sua grande maioria, eram jovens estudantes de rostos pintados de verde e amarelo. Vinham munidos de faixas, cartazes, bandeiras do Brasil e algumas poucas vassouras, apenas para dar um toque. Numa das faixas o seguinte dizer: “Quando a impunidade se torna uma lei, a resitência se torna um dever”.

Na multidão não se viu nenhuma bandeira do PT, PCdoB, PV, PSOL, citando apenas alguns, nem a participação das associações sindicais. Registre-se a presença marcante da OAB- Bahia, única entidade participante, cujos representantes vestiam camisa com o seguinte recado “Corrupção, eu condeno”. Parabéns OAB Bahia.

Durante todo o percurso ouviam-se em coro os slogans: “voto secreto, não. Eu quero ver a cara do ladrão”.

“O povo acordou, o povo decidiu, ou pára a roubalheira ou paramos o Brasil”;

“Agiliza por favor, 20 anos é demais para o metrô”;

“Fora Sarney, eu quero aplicação da lei”;

“Quero educação e não corrupção”… e assim disseram até o fim da caminhada.

A caminhada de indignaçao e resistência, desprovida de discursos exaltados, foi de paz – segundo uma manifestante, inspirada na filosofia de Gandhi e Martin Luther King – e a primeira de uma série que se pretende fazer daqui pra frente, na esperança de se ver banida a corrupção no País.


Muita gente na rua contra a corrupção/Foto: Marcia Dourado
==========================================

Marcia Dourado, economista, moderadora do Bahia em Pauta, participou hoje da Marcha Contra a Corrupção , do Cristo da Barra a Ondina.

Be Sociable, Share!

Comentários

Gracinha on 12 outubro, 2011 at 23:41 #

Muito bom Marcia, gostei de ve-la engajada nesta oportuna e importante manifestação, bem como sua performance como escritora…adorei seu texto( conteudo e forma) as fotos tb ficaram otimas, já as tinha visto postadas por vc no facebook. Valeu!!!


rosane santana on 13 outubro, 2011 at 6:22 #

Parabéns, Marcia, gostei bastante desta nova aquisição do Bahiaempauta. Quero ler mais textos seus por aqui. Muito bom.bjs


Elsa on 13 outubro, 2011 at 8:54 #

Márcia, gostei do seu texto e, mais ainda, de ver que em suas veias também corre a energia da indignação.
Um forte abraço,
Elsa


jader on 13 outubro, 2011 at 8:58 #

Mariana on 13 outubro, 2011 at 11:30 #

É isso aí, Marcia, muito bom mesmo o seu relato, tanto pelo seu otimo texto, como pela boa noticia que traz, afinal a luta para combater a corrução deve ser diária e continua e, principalmente, contar com o apoio social, do povo, que precisa fiscalizar, junto com os orgãos públicos competentes, o gasto dos recursos públicos. É preciso não dar trégua a essa gente estúpida e covarde, para dizer o menos, que gasta e rouba o que é de todos, principalmente dos menos favorecidos, em prol das suas vidinhas particulares e mesquinhas. Vamos marchar e gritar bem alto que não vamos deixar que estes ratos continuem vivos e vorazes.


Vitória on 13 outubro, 2011 at 14:25 #

Essa veia jornalística precisa ser mais explorada. Gostei do que li e já estou esperando o próximo.


Tiago on 26 outubro, 2011 at 18:49 #

Gostei do relato e de saber do engajamento da pessoa!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2011
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31